Pais de calouros aprovam encontro na instituição


Aproximadamente mil pais de calouros estiveram reunidos sábado no Cesumar para participar de um encontro promovido pela instituição. O evento foi uma iniciativa da reitoria e teve por objetivo aproximar os pais da vida acadêmica dos filhos.  A intenção do Encontro de Pais de Calouros, que acontece tradicionalmente, é que eles conheçam melhor a instituição e se sintam integrados a ela.

Os pais foram recepcionados com um café da manhã e assistiram à palestra do reitor Wilson de Matos Silva. Eles ainda mantiveram contato com os coordenadores e puderam conhecer detalhadamente as instalações dos cursos freqüentados pelos seus filhos.

Em sua palestra, o reitor Wilson Matos disse o que pensa sobre educação e discorreu sobre as políticas de ensino adotadas pela instituição. Analisando os problemas educacionais do país, ele dividiu a questão em duas partes: estrutural e cultural.  Para ele, no lado da estrutura o Cesumar faz bem a sua parte, mas no lado cultural são os alunos que precisam mudar, aprendendo a estudar mais. "Nós precisamos converter a nossa sociedade ao conhecimento", ressaltou, lembrando que nenhum país do mundo se desenvolveu com escola em tempo parcial. 

"Eu tenho desafiado os nossos jovens a mudar.  A cultura da nota e do diploma apenas não garante sucesso a ninguém. O que faz a diferença é o conhecimento verdadeiro", completou o reitor.

Satisfação

Para alguns pais entrevistados, a iniciativa da instituição foi positiva. Entre eles, Leila Francisco dos Santos mostrou-se muito emocionada após conversar com o reitor Wilson Matos. Pessoa humilde, que luta com dificuldade para pagar a faculdade de engenharia civil para o filho, ela disse que era um sonho conhecer o reitor. "O meu filho [Rodrigo Lodovico dos Santos] sempre estudou em escola pública e tinha um grande sonho de entrar para a faculdade. Ter o meu filho estudando aqui é uma glória de Deus", disse dona Leila.

Participar do encontro, para Inês Ceccon, foi uma maneira de sentir-se mais à vontade para acompanhar a vida do filho na universidade.  "Eu queria muito me aproximar e saber como estavam andando os estudos, mas tinha dúvida até onde poderia perguntar, afinal ele já é adulto.  Agora, como fui chamada a vir aqui, estou mais tranqüila e vou ficar menos constrangida para fazer esse acompanhamento."

Na opinião da diretora de Planejamento de Ensino do Cesumar, professora Regina Movio de Lara,  a iniciativa do Cesumar aponta um comprometimento da instituição dentro de uma política que valoriza o papel da família na formação dos filhos.  Na sua análise, pais e filhos estão carentes desse tipo de proximidade. "É difícil ver dentro das universidades esse tipo de ação, que promove entrosamento e faz com que pais e filhos se vejam como integrantes da comunidade acadêmica".   

Últimas notícias

Categorias