“O intercâmbio foi um divisor de águas em minha vida”, conta estudante da UniCesumar

Parcerias entre UniCesumar e universidades estrangeiras proporcionam conhecimento internacional em diferentes áreas

intercambista PortoA UniCesumar, por meio do departamento de Relações Internacionais, promove diversos programas de intercâmbio de curta e longa duração com mais de dez universidades de outros países. O objetivo é proporcionar oportunidades internacionais de formação para alunos de graduação e pós-graduação.

O aluno de Direito da UniCesumar, Gabriel Antonio Roque, participou de um intercâmbio entre os anos de 2017 e 2018, com mais de seis meses na Faculdade de Direito da Universidade de Porto, em Portugal. Durante este período ele cursou as disciplinas de Direito e Criminologia.

Para o estudante, a mobilidade acadêmica foi uma das experiências mais profícuas e instigantes que já teve na vida. Ele explica que o crescimento acadêmico, pessoal e profissional proporcionado pelo intercâmbio foi excepcional. “No aspecto acadêmico, tive contato com materiais e disciplinas que foram de grande valia para a ampliação de minhas perspectivas. Conheci autores e teorias que ainda não conhecia, nas mais diferentes áreas. No aspecto social, tive contato com pessoas de diferentes culturas e costumes, com as quais trabalhei em projetos acadêmicos. Fui muito bem recepcionado pelos colegas portugueses, que me acolheram e tornaram a experiência ainda mais agradável. Fiz novos amigos que, apesar da distância, levarei para o resto da vida comigo”.

Além da experiência acadêmica e social, Roque teve oportunidade de conhecer culturas e lugares novos. “Como fui acolhido por uma família portuguesa, mergulhei efetivamente nos costumes, culinária, vocabulário e cultura local. Enfim, atualmente posso dizer que o intercâmbio foi um divisor de águas na minha trajetória, tendo a experiência internacional me mudado para melhor, nos mais variados aspectos”, relembra o aluno.

Entre as experiências mais marcantes, Roque destaca o dia a dia na Universidade do Porto e as atividades culturais e eventos acadêmicos que eram frequentes tanto dentro da Universidade quanto no centro da cidade. “A Universidade possui vários prédios espalhados pelo Porto, e está bem integrada ao cotidiano da cidade. Semanalmente, eu encontrava, no meu caminho entre a Faculdade de Direito e a reitoria, exposições, feiras e palestras”, relembra.

O estudante também participou de congressos, feiras, simpósios e encontros, sempre em busca de usufruir ao máximo das oportunidades de aprendizagem disponibilizadas pelo intercâmbio. “Apresentei, ainda, um trabalho científico no Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto, em 2018, no qual tive contato com pesquisadores de diferentes países, evento no qual pude trocar experiências e dialogar com diferentes percepções de mundo. As disciplinas da faculdade e atividades propostas pela FDUP também eram sempre muito dinâmicas e engrandecedoras”.

Gabriel lembra ainda que na disciplina de Vitimologia desenvolveu um trabalho prático muito interessante, com uma colega espanhola (Universidad de Salamanca), sobre a violência de gênero e a gravidez como fator de risco. Já em Sistemas Penitenciários, visitou um estabelecimento prisional português, no qual teve contato com o sistema penal local e aprendeu muito. “Além disso, participei de uma pesquisa etnográfica muito interessante, relacionada ao The Portuguese Prison Photo Project, projeto fotográfico que proporciona um olhar sobre sete prisões portuguesas contemporâneas, dentre várias outras atividades instigantes. Também sempre estava à procura de visitas guiadas e expedições culturais, tendo visitado museus, jardins, espaços culturais, etc."

Roque agradece à parceria entre a UniCesumar e as universidades estrangeiras e afirma que a formação proporcionada a partir desse intercâmbio “contribui sobremaneira, não só para a história acadêmica dos alunos, mas também para a carreira profissional e trajetória de vida”. “Acho que essas parcerias são imprescindíveis no universo acadêmico porque disponibilizam aos alunos oportunidades que irão moldar seu futuro de maneira excepcional, sendo um serviço de grande valia para todos os que têm um compromisso com o conhecimento”, ressalta o aluno.

Gabriel Roque acredita que a parte mais interessante de tudo é o método de seleção dos alunos adotado pela universidade, que prioriza o mérito acadêmico, “valorizando-se assim alunos comprometidos e responsáveis, fazendo com que seja possível colher ricos frutos de toda a dedicação acadêmica e estimulando a qualidade no ambiente universitário.”