A 3ª Jornada de Biomedicina aberta ontem recebeu o médico e pesquisador do Instituto Evandro Chagas, de Belém do Pará, Alexandre da Costa Linhares, para falar a respeito das pesquisas e desenvolvimento de vacinas contra vírus. O médico, que detectou os rotavirus no Brasil e também fez os testes de aplicação de vacina comandados pela Organização Mundial de Saúde, explicou sobre as causas, prevenção e as pesquisas mais avançadas no combate à doença.
A Jornada de Biomedicina contará com a presença de pesquisadores de ponta dos mais respeitados organismos de pesquisas do país como do Instituto Evandro Chagas, da Funasa; do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, do Hospital Israelita Albert Einstein e da Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto.
Cinco cursos, doze palestras e conferência de alunos e ex-alunos de Biomedicina do Cesumar com apresentação de pesquisas fazem parte da programação, que se estende até sexta-feira no auditório do bloco 6.
Os cursos teórico-práticos vão ensinar, por exemplo, as modernas técnicas de coleta de sangue a vácuo, técnicas de biologia molecular no diagnóstico clínico e as técnicas de congelamento ultra-rápido utilizadas no processo de vitrificação de oócitos e embriões.
As palestras de hoje à noite vão ser proferidas pelo biomédico Paulo César Naoum, da Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto, pela coordenadora do Laboratório de Soroepidemiologia do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, Hiro Goto e pelo médico infectologista da Santa Casa de Maringá, José Ricardo Coletti Dias.
Amanhã pela manhã, à tarde e à noite vão acontecer novas palestras com temas como as novas perspectivas científicas sobre o DNA, biotécnicas aplicadas à reprodução humana, biotecnologia celular e reprodutiva aplicada no ensino e pesquisa do Cesumar, vacinas protéicas, doenças oportunistas em pacientes com HIV/AIDS e os fundamentos genéticos das técnicas da biologia molecular aplicadas a investigação das doenças infecciosas e parasitárias.
O encontro encerra-se na sexta-feira à tarde, com uma conferência em comemoração ao Dia do Biomédico. A palestra de encerramento será ministrada por Dácio Eduardo Leandro Campos, do Conselho Federal de Biomedicina. Ele falará sobre os 30 anos de regulamentação profissional e a trajetória dos cursos de Biomedicina no Brasil.