Para ministrar palestra sobre plasticidade neural e a importância de ensinar e aprender com felicidade, esteve ontem no Cesumar o professor da UEM Marcílio Hübner de Miranda Neto, doutor em Ciências Morfofuncionais pela USP. Ele fez a palestra de abertura da 4ª Jornada de Ciências Biológicas, que se estende até neste sábado com diversos minicursos e palestras.
Hubner, que atua com pesquisas sobre neurônios e suas relações com diversos problemas do ser humano, entre eles as carências emocionais, falou da capacidade de transformação do cérebro humano através das ligações neurais. Segundo ele, o cérebro precisa ser estimulado sempre e nunca perde a capacidade de se renovar e de aprender. "Mas para que isso ocorra é preciso que a gente queira", observou o professor, ao incentivar os alunos para a busca constante do conhecimento.
Ao lado do grupo musical da UEM Abaecatu, com quem costuma apresentar suas palestras e estimular o público a pensar, Hubner falou também da importância de se manter uma mente sã e feliz para o aprendizado. Segundo ele, a felicidade aumenta os níveis de atenção, de absorver os conhecimentos e produzir. "estamos aqui falando disso porque vocês são jovens e estão em fase de intensa atividade. Aproveitem o tempo ao máximo para evoluir" , disse ele.
A Jornada de Biologia foi aberta com a participação do reitor Wilson de Matos Silva, da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Solange Lopes e da coordenadora do curso, Alessandra Valéria de Oliveira. A coordenadora disse aos alunos para acreditarem no potencial de suas mentes e na capacidade de todos, juntos, transformarem a realidade ambiental do nosso planeta, por meio do desenvolvimento sustentável.
A Jornada de Biologia conta ainda com minicursos sobre educação ambiental, análises ambientais, citogenêtica humana e médica, arborização e taxidermia, entre outros. A programação encerra-se sábado à tarde. A Jornada é composta também por um concurso de fotografias sobre meio ambiente, cujos trabalhos feitos pelos estudantes estão expostos em frente ao auditório Dona Etelvina.