A Pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho da Unicesumar realizou, no último sábado (14), uma aula de simulação de segurança e proteção ambiental, em que alunos foram colocados em situações práticas. Parte de um dos estacionamentos da instituição foi reservado e preparado de acordo com todas as normas para que não houvesse nenhum tipo de acidente e todos os estudantes estavam com roupas especiais.
A aula consistiu em três etapas: a primeira foi simulando incompatibilidade química de uma série de produtos que estavam juntos dentro de um veículo; a segunda foi conter vazamento de produto químico de tambores e o terceiro foi conter e fechar a válvula de vazamento de gás. Segundo o bombeiro civil e professor responsável, Diego Filipe Belloni, é fundamental que os estudantes saiam da teoria e consigam vivenciar a experiência de algumas situações cotidianas. "Identificar simbologias, pensar quais os riscos de exposição, na interferência do fogo, fumaça, vento. Também analisar se o produto é corrosivo, inflamável, sem tem riscos ambientais ou à sociedade, tem que ser muito natural para cada um desses profissionais", disse.
Para o aluno do curso, formado em Engenharia de Alimentos, Ricardo Wagner Moreira, a aula foi enriquecedora, principalmente, por ser a primeira atividade realmente prática de muitos estudantes do curso. "É uma profissão desafiadora e que está diretamente ligada à proteção à vida. Precisamos estar bastante preparados para todos os cenários e essa especialização nos proporciona isso", afirmou.
O coordenador do curso, Tiago Ribeiro da Costa, acrescentou que enquanto a graduação traz uma generalidade de assuntos, a especialização trabalha nas práticas profissionais. "Não podemos trabalhar apenas a teoria e deixar a prática defasada, por isso, pensamos na importância de trazer situações do dia a dia para que os alunos pensem e ajam rápido em uma situação de emergência", disse.
A especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho da Unicesumar é voltada a engenheiros, arquitetos, geólogos, agrônomos, geógrafos, tecnólogos e demais graduados afiliados ao CREA. Ao final, todos saem com o título de Engenheiros do Trabalho e podem atuar em diversas empresas colocando em prática as normas sobre segurança e saúde, cuja aplicação é fiscalizada pelo Ministério do Trabalho.