A professora doutora Sônia Maria Negrão, da Universidade Estadual de Maringá, foi convidada a fazer a segunda palestra de abertura da Semana Pedagógica 2007 do Cesumar, ontem à noite. Ela discorreu sobre “O Ser Professor Universitário na Sociedade Contemporânea”. Confira o pensamento da professora na entrevista abaixo.
Qual o grande desafio hoje do professor universitário?
Prof.ª Sônia - Creio que seja ele constituir uma própria prática pedagógica. Ele refletir sobre a sua prática, procurar recursos teóricos, metodológicos e então ter autonomia em sala de aula para resolver os problemas do ensino.
Existe dentro das universidades uma reflexão sobre isso?
Prof.ª Sônia - No Brasil, ainda são raras as experiências de ordem institucional. São poucas universidades que, a exemplo do Cesumar, têm o compromisso de ter um núcleo de apoio pedagógico. Muitas vezes é o próprio professor que se forma auto-ditada e passa a estudar as teorias pedagógicas, tentando fazer de si um professor melhor, porque ele não fica satisfeito com o trabalho que faz.
A política educacional brasileira, contempla essa preocupação com a formação do professor?
Prof.ª Sônia - Não, no Brasil há exigências de formação para o professor do ensino fundamental e para o professor do ensino médio, mas não há para o professor universitário. Então, todo bacharel, tecnólogo ou graduado passa a ser professor do ensino superior por circunstâncias de vida. Ele deita um engenheiro e amanhece um professor, sem uma formação pedagógica adequada e sem os fundamentos da educação necessários para ser um bom professor.
Encontros como este são importantes para a mudança desse comportamento?
Prof.ª Sônia - muito importante, e o Cesumar neste ponto está de parabéns porque é uma das poucas instituções do Norte do Paraná que tem o Núcleo de Apoio Pedagógico. É onde o professor procura apoio para as dificuldades de sala de aula. Geralmente nós oferecemos esse tipo de apoio para o aluno, mas não para o professor.