Unicesumar
Unicesumar

Professora descobre ação de nova substância no corpo humano

O resultado das pesquisas de doutorado da professora Eliane Mella desenvolvidas na Universidade Estadual de Maringá, sob orientação do professor doutor Alves-do-Prado e na Universidade do Porto, em Portugal, sob a co-orientação do professor doutor Paulo Correia-de-Sá, apontam uma nova substância no organismo que age sobre os neurotransmissores (responsáveis por emitir estímulos para o corpo humano) e pode ajudar na composição de novos medicamentos, a L-Citrulina. Dois artigos da professora sobre esta descoberta foram publicados, o primeiro na British Journal of Pharmacology e o segundo na Neurochemistry International, consideradas revistas de grande impacto no mundo científico.

De acordo com a doutora Eliane, trata-se de uma importante descoberta para a ciência já que, até então, acreditava-se que apenas o Óxido Nítrico era responsável pelos efeitos sobre a transmissão neuromuscular.  "Nossos resultados provaram que os efeitos atribuídos até então exclusivamente ao óxido nítrico são desempenhados em parte por um aminoácido chamado L-Citrulina. Essa descoberta serve de base para a pesquisa de novos fármacos que imitam a ação do óxido nítrico, por exemplo, em medicamentos semelhantes ao Viagra", entusiasma-se a professora.

O título do artigo publicado na Neurochemistry é: "Tuning adenosine A1 and A2A receptors activation mediates L citrulline induced inhibition of [3H]-acetylcholine release depending on nerve stimulation pattern", produzido em co-autoria com pesquisadores do Laboratório de Farmacologia e Neurobiologia da Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica e do Instituto de Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto.

O co-orientador da pesquisa, o professor Paulo Correia-De-Sá, da Universidade do Porto, estará no Cesumar no próximo dia 22 de outubro no V EPCC (Encontro de Produção Científica do Cesumar), proferindo a palestra: "Investigação Translacional em Medicina: Ciência Básica e o Seu Papel na Pesquisa Humana".
 

Últimas notícias

Categorias