Unicesumar
Unicesumar

Professora ganha título internacional de consultora em amamentação


A fonoaudióloga e professora da Unicesumar Cristiane Faccio Gomes obteve o título de Consultora Internacional em Amamentação do IBLCE (International Board of Lactation Consultant Examiners), tornando-se assim uma referência na área não só em Maringá, onde é a primeira profissional com esta certificação, como no Brasil, já que poucos possuem o título. O certificado foi obtido graças à aprovação de Cristiane em uma prova mundial que é aplicada todos os anos pelo IBLCE.

De acordo com a professora, que é doutora em Pediatria pela UNESP e pós-doutorada em Saúde Coletiva pela UEL, o título representa uma qualificação a mais e avaliza perante a comunidade científica do mundo todo o trabalho que vem fazendo na área de aleitamento materno. "Pretendo continuar me atualizando, estudando, pesquisando e principalmente, participando e ministrando cursos na área", disse a professora ao comentar o quanto é importante o reconhecimento do IBLCE ao seu trabalho.

Pesquisas

Cristiane dedica-se aos estudos da amamentação há mais de dez anos, desde que começou como professora no curso de Fonoaudiologia da Unicesumar, ministrando o conteúdo de aleitamento materno e supervisionando estágios no Hospital Universitário e na Santa Casa na área de saúde materno-infantil, bebês e aleitamento materno.

Em seu trabalho de doutorado e pós-doutorado, ela desenvolveu a tese da amamentação com copinho para substituir a mamadeira, sempre que a criança não puder mamar no peito. De acordo com a professora, que investigou a atividade muscular de recém-nascidos durante a amamentação, a contração que a criança faz ao alimentar-se com o copo é semelhante aos movimentos quando suga a mama, ao contrário do que ocorre com a mamadeira. O trabalho foi inédito na época e o uso do copinho é indicado pelo Ministério da Saúde.

Segundo a fonoaudióloga, os benefícios do aleitamento com o copo são semelhantes aos proporcionados pelo seio materno. Ambos estimulam o desenvolvimento adequado das funções estruturais da face, que compreendem ossos, músculos, língua e palato. Isso colabora para a formação de espaços corretos para os dentes, auxilia a respiração nasal, a deglutição e a preparação para a mastigação e a fala. Já a mamadeira traz como consequência mudanças na arcada dentária, palato, entre outras estruturas, provocando o estreitamento dessa região oral, que repercute no alinhamento dos dentes, na dificuldade de respiração nasal e mesmo o desenvolvimento de outros problemas, como otites e dificuldades na fala, por exemplo.

Últimas notícias

Categorias