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Professores de ensino superior podem aprender práticas pedagógicas

A abertura de vagas para professores no ensino superior aumentou  a partir da década de 1990, com o crescimento do número de universidades particulares no país e também, mais recentemente, com a criação de diversos  institutos federais de educação.  Mas encontrar professores bem qualificados nem sempre é uma tarefa fácil, já que muitos profissionais têm conhecimento específico em suas áreas, mas não dominam os recursos pedagógicos.

Esta avaliação é feita pela professora doutora em Educação e Currículo, Gislene Miotto, coordenadora do  Núcleo de Apoio Pedagógico do Cesumar (NAP) e também do curso de pós-graduação em Docência no Ensino Superior, oferecido pela instituição desde o ano de 2004. De acordo com Gislene, mesmo os cursos de mestrado e doutorado dão pouca ênfase à didática de ensino, voltando-se  mais às disciplinas direcionadas ao campo de trabalho.

"O que acontece muitas vezes é que até professores muito bem qualificados em suas áreas específicas possuem pouco conhecimento de didática e acabam tendo dificuldade em sala de aula", comentou a professora.  Segundo ela, a aula exige conhecimento específico e também pedagógico.

Atualmente, existem vários autores, como Gimeno Sacristán , que defendem essa ideia, ao contrário de anos atrás quando se acreditava que a simples competência numa área específica era suficiente para o fazer pedagógico.

Para João Luiz Gasparin, referência em didática em todo o Brasil e professor do curso de Docência no Ensino Superior do Cesumar, duas competências são fundamentais para ministrar aulas no ensino superior: primeiro o domínio do conteúdo específico, considerando a dimensão histórica da construção do conhecimento e ao mesmo tempo o conhecimento atualizado e, em segundo lugar, o domínio da metodologia.

"Ensinar implica um processo de re-elaboração do conhecimento científico por parte do professor para que o conteúdo possa ser apropriado pelo aluno. Para isso, é preciso que o professor tenha o domínio de toda uma metodologia, de didática, do processo de ensino e aprendizagem", disse Gasparin, ao defender  uma qualificação específica para este nível de ensino, principalmente para aqueles profissionais que vêm de curso de bacharelado – e não de licenciatura - e ingressam na docência.

Docência Superior

Análises  dessa natureza levaram a Diretoria de Pós-Graduação do Cesumar a montar anos atrás o curso de especialização em Docência no Ensino Superior, visando assim dar oportunidade de qualificação não só aos professores da casa, como de outras instituições, ou profissionais interessados em entrar para a área.

Com sete anos de existência e possuindo mais de 90% de professores com doutorado no seu corpo docente, o curso já formou mais de 250 especialistas, muitos dos quais  vieram a ser aprovados posteriormente em excelentes programas de mestrado e doutorado.

Entre ex-alunos estão professores como Carlos Alexandre Moraes, coordenador do curso de Direito do Cesumar, que mesmo já possuindo mestrado e doutorado resolveu especializar-se na área da docência, preenchendo uma lacuna que existia. "Titulações e sala de aula são coisas bem distintas. O curso em docência me ajudou a estruturar melhor as minhas aulas, entender o comportamento dos alunos e a minha relação com eles , saber o que fazer e não fazer em sala de aula."

De acordo com Gislene Miotto, o curso estuda não só as teorias pedagógicas, mas as implicações  destas no processo de  ensino e aprendizagem,  levando o professor a uma ampla reflexão sobre o seu papel em sala de aula, incluindo ainda conhecimentos sobre construção de projeto pedagógico, diretrizes curriculares e até mesmo a manipulação de importantes bancos de dados.

O curso de Docência no Ensino Superior está com inscrições abertas para novos alunos. Os interessados podem buscar informações e também se inscrever pelo site http://www.cesumar.br/posgraduacao/cursos2011. Outras informações pelo telefone 44-3027-6393.

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