Um grupo de dez professores do Cesumar passou por um treinamento para atuar como facilitadores no programa "Bota pra Fazer", resultante de uma parceria do Cesumar com a Endeavor, organização internacional sem fins lucrativos, hoje presente em 15 países.
No Brasil, aonde chegou em junho de 2000, a entidade busca empreendedores que revolucionam mercados, apoiando-os financeiramente e disseminando suas histórias de sucesso, a fim de inspirar novas gerações de empresários.
O "Bota pra Fazer" é um programa pioneiro de ensino do empreendedorismo nas universidades que ocorre desde 2010 e já está presente em mais de trinta instituições públicas e privadas, entre elas o Cesumar.
A ideia é que os professores treinados na metodologia levem os conhecimentos para as salas de aula e estimulem o desenvolvimento do empreendedorismo entre os alunos.
Lembrando que o Cesumar é uma das instituições de ensino pioneira por implantar a disciplina de empreendedorismo em diversos cursos de graduação, a professora Fátima Azevedo disse que o "Bota pra Fazer" vem somar ao trabalho já realizado.
Segundo a professora, o empreendedorismo é um conceito que visa desenvolver a autonomia e o pensamento de novas ideias. "O que o Brasil precisa desenvolver é o empreendedorismo de oportunidades e não apenas de necessidade", frisou.
A diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Vera Hilst, disse considerar de fundamental importância o desenvolvimento de uma cultura empreendedora.
"Nós temos o hábito de achar que vamos ter emprego sempre, porém é preciso abrir a visão para as novas possibilidades, estimular os alunos para pensar mais, inovar, buscar novos caminhos. Vocês têm um papel primordial, que é mudar a mentalidade que está instalada", enfatizou Vera Hilst.
O grupo de professores treinados pela Endeavor foi recebido pelo reitor Wilson Matos ontem à tarde na Reitoria, de quem recebeu os certificados e o agradecimento pelo engajamento ao programa.