Para ensinar técnicas de higiene e receitas de fácil aprendizado para crianças carentes, um grupo do segundo ano de Gastronomia da Unicesumar criou o projeto "Chef Kids" e recebeu, nesta sexta-feira, cerca de cem crianças da Escola Municipal Ayres de Aniceto Andrade, de Sarandi, para participar da experiência.
Depois de receber aulas de higiene, os pequenos, com idade entre 11 e 12 anos, puseram a mão na massa para preparar uma receita de biscoito de maisena. Vários deles, como Nélson Henrique e Wellinton dos Santos Teixeira, disseram ter gostado bastante. "Tudo é muito legal aqui e diferente", expressou-se Wellinton, 11 anos.
Para um dos mentores do projeto, o estudante Fabrício Rosso, 19 anos, trabalhar com crianças é uma alegria. "Na minha cidade (Santa Terezinha de Itaipu), eu já desenvolvia projetos de arte e teatro com crianças de escolas municipais e agora quis trazer isso para a gastronomia. Quero que elas se inspirem na culinária", frisou.
Segundo a professora Cristina de Quental, da disciplina responsável pelo projeto, a proposta dos alunos é "encantadora". "Nós orientamos nossos estudantes a desenvolver projetos que melhorem a vida do outro. Estamos satisfeitos com a iniciativa deles", comentou Cristina.
Na opinião do supervisor da escola Aniceto Andrade, Márcio de Oliveira, o projeto pode ajudar as crianças e suas famílias a melhorar o hábito de higiene com os alimentos em casa. "Nós ficamos muito felizes com essa abertura que o curso deu à nossa escola", disse ele.