Projeto de preservação de tartarugas tem apoio renovado pela UniCesumar

Projeto da ONG Ecovale está localizado na Reserva Ecovale, no Vale do Guaporé, no estado de Rondônia (RO); Toda a mão-de-obra do projeto é composta pelos moradores ribeirinhos

Atenta às causas sociais e ambientais do país, a UniCesumar destaca-se, mais uma vez, com o apoio a projetos de importância que extrapolam os limites territoriais. Um deles é a parceria renovada com a ONG Ecovale que, há 22 anos, desenvolve atividades para conservar a fauna, especificamente tartarugas e aves ameaçadas de extinção. O projeto de preservação de tartarugas está localizado na Reserva Ecovale, no Vale do Guaporé, no estado de Rondônia (RO). Toda a mão de obra do projeto é composta pelos moradores ribeirinhos, que são treinados para a preservação desses animais.

A UniCesumar presta apoio financeiro ao projeto desde 2010 para manutenção das espécies de quelônios e aves. Além do apoio mensal que a UniCesumar oferece ao projeto, em anos anteriores, também foi estabelecido um convênio para o desenvolvimento de trabalhos científicos de alunos de cursos como Ciências Biológicas e Biomedicina, cujas pesquisas estavam relacionadas à preservação ambiental da região do Vale do Guaporé.

Atualmente, a Ecovale tem seis colaboradores fixos, mas não faltam voluntários, sobretudo na época de reprodução das tartarugas e soltura dos filhotes, como explica o fundador e vice-presidente Zeca Lula. “São pessoas da sociedade civil, empresas, acadêmicos de universidades de Rondônia e de fora do Estado, além de organizações internacionais. Os resultados desse sacerdócio voluntário em favor da vida e do meio ambiente vêm saltando ano após ano”, pontua. Em 2019, foram 4 milhões de filhotes soltos. Em 2021, a conta aumentou para 10 milhões, até chegar aos 12 milhões em 2022. Pesquisadores apontam que a cada mil tartarugas repostas na natureza, apenas uma sobrevive. Com o projeto, de cada mil, entre 100 e 150 animais sobrevivem.

Importância do projeto

De acordo com a reitora da UniCesumar, Solange Lopes, é importante que as instituições estejam engajadas na proteção do meio ambiente. "Temos esse compromisso social e a instituição reconhece e contribui com esse importante projeto que faz a diferença no ecossistema", diz. Já para José Soares Neto, um dos coordenadores do projeto, o envolvimento da comunidade e instituições de ensino é muito importante para iniciativas como essa. “A cada renovação de apoio ao projeto, a instituição também renova seu compromisso com a população em construir um futuro melhor para animais ameaçados em extinção”, comenta.