Projeto entre Sesi e Cesumar será apresentado em Curitiba

No próximo dia 1º de setembro, dois projetos realizados pelo Sesi de Maringá com apoio dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Cesumar vão ser apresentados em Curitiba a uma comissão de representantes da ONU, da Unicef, Fiep e outras entidades. Trata-se dos projetos "Menino Grávido" e "Circuito da Higiene", realizados com crianças e adolescentes de Sarandi e Maringá como propostas para alcançar um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O Menino grávido, como sugere o nome, foi realizado com o público adolescente masculino, com o objetivo de conscientizar os garotos acerca de suas responsabilidades quando à volta com uma gravidez precoce, sexo seguro e doenças sexualmente transmissíveis. Os jovens assistiram a palestras com psicólogos e filmes com abordagens sobre o assunto.

O Circuito da Higiene consistiu em palestras educativas feitas por profissionais de nutrição, enfermagem e odontologia a fim de melhorar as condições de higiene de jovens atendidos pelo PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), muitos dos quais sequer tinham sabonete ou creme dental em casa. Com a campanha "Solidariedade não tira férias", estudantes de comunicação arrecadaram produtos de higiene e repassaram às famílias colaborando com o projeto.

Tanto o Menino Grávido como o Circuito da Higiene foram escolhidos entre 39 projetos realizados por unidades do Sesi em todo o Paraná para serem apresentados em Curitiba como bons trabalhos em prol dos ODM. De acordo com a professora do Sesi de Maringá, Juliana Soares Luiz, o primeiro projeto atende ao objetivo número cinco da ONU, que se refere à promoção da saúde da gestante, enquanto o segundo atende o item seis, combater a Aids a malária e outras doenças.

Ambos os projetos foram registrados com fotos e vídeos pelos estudantes de Jornalismo e Publicidade do Cesumar e um videodocumentário de oito minutos será apresentado a autoridades em Curitiba.  Segundo Juliana, sem a participação dos estudantes de Comunicação e da professora orientadora, Aida Franco, não teria sido possível a concretização dos projetos, que se desenvolveram de março a julho deste ano.