Projetos vencedores do NASA Space Apps focam em tecnologia e sustentabilidade

Evento reuniu mais de 200 participantes, que passaram 24 horas em maratona que revelou equipes que terão dados enviados para a NASA

No último fim de semana, entre os dias 19 e 20 de outubro, a UniCesumar reuniu mais de 200 participantes no NASA Space Apps, um hackathon dedicado à inovação e empreendedorismo. Ao final da maratona de 24 horas, foram reconhecidos os três vencedores, e o 1º e 2º terão os dados do projeto enviados para a NASA, que irá escolher cinco campeões globais para conhecer a sede da agência nos Estados Unidos.

Ao todo, o campus da UniCesumar em Maringá reuniu mais de 200 participantes, divididos em nove equipes que iniciaram a maratona de programação ao meio dia de sábado (19). A equipe vencedora em Maringá desenvolveu um projeto de internet on ocean, que trabalha a questão de falta de sinal de internet em alto mar. “A nossa proposta é levar internet daqui da região costeira para o oceano com ajuda de boias. Utilizamos um protocolo desenvolvido pela NASA para criar sinal de internet em todo o sistema solar”, descreveu Alan Vinicius Trento, um dos membros da equipe.

Já os membros do projeto classificado em 2º lugar tiveram como proposta desenvolver um sensor que analisa a concentração de CO2 e outros gases na atmosfera. A ideia é baseada no conceito de Internet das Coisas e tem o objetivo de, entre outras funções, informar a população sobre os riscos oferecidos pelo dióxido de carbono e outros gases à saúde.

Por fim, a equipe, composta por alunos da UniCesumar, que ficou em 3º lugar também se dedicou à sustentabilidade. Eles criaram etiquetas que mudam de cor de acordo com o tempo e a umidade, indicando se a área em questão tem risco de incêndio. “Quanto mais seco o tempo está, maior é a chance de incêndio. Um simples raio que cair do céu pode ser o causador”, descreveu uma das alunas que pertence à equipe.

Segundo o diretor de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias da UniCesumar, Ricardo Veronesi, esses desafios são importantes novidades e aplicações práticas aos alunos e profissionais. “O desafio no NASA Space é muito interessante, pois demonstra o que podemos fazer em prol da humanidade.”

Veronesi reforça que a UniCesumar é o maior host do evento no Brasil, sendo a única instituição a sediar o evento em mais de uma cidade. “Esse tipo de evento deixa os alunos eufóricos e dá a oportunidade de outras pessoas conhecerem a nossa estrutura e nossa atuação nessa área de TI. Trazer o maior hackathon do mundo para cá é realmente algo impressionante, e o resultado mostra o que a UniCesumar prega: inovação, uso da tecnologia em prol da comunidade e qualidade de ensino”, declarou.

Últimas notícias

Categorias