Unicesumar
Unicesumar

Reitor da Unicesumar receberá prêmio Milton Santos de Educação Superior

O prêmio reconhece o mérito e empenho de pessoas que de algum modo ajudaram a melhorar e incentivaram o avanço da educação brasileira

foto_imprensa_interna_vertical-padrãositeA Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) divulgou o resultado da 7ª edição do Prêmio Milton Santos de Educação Superior. O reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, foi vencedor na categoria Desempenho na Área Política; Paulo Antonio Gomes Cardim, na categoria Administração de Instituições de Ensino Superior; e Hermes Ferreira Figueiredo, na categoria Gestão Empresarial. A cerimônia de entrega dos troféus e diplomas será na manhã do dia 5 de maio, na sede da ABMES, em Brasília (DF).

O prêmio reconhece há doze anos o mérito e empenho de pessoas que de algum modo ajudaram a melhorar e incentivaram o avanço da educação brasileira. Mantenedoras associadas à ABMES indicam, bienalmente, nomes de destaque para concorrer à premiação. Em 2016, a escolha dos vencedores aconteceu em reunião ordinária realizada pela diretoria da ABMES no dia 1º de abril.

O prêmio na categoria de Desempenho da Área Política reconhece o trabalho e os esforços empreendidos pelo reitor Wilson Matos como titular de uma cadeira no Senado em 2007 quando apresentou 12 Projetos de Lei voltados à melhoria da educação no Brasil, dos quais cinco foram aprovados pelo Senado. As propostas vão desde a inclusão da música no currículo do Ensino Fundamental até o aumento da frequência mínima exigida para aprovação dos alunos na educação básica.

Trabalho

Wilson de Matos Silva é graduado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Cálculo Avançado pela Universidade Estadual de Londrina/PR e Mestre em Ciências Gerenciais pela Universidade de Marília/SP. Atuou como professor de Matemática na Universidade Estadual de Maringá e na Universidade Paranaense. É reitor e fundador do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar) e fundador do Colégio Objetivo Unidade Maringá. Recebeu vários títulos e honrarias, como Empresário do Ano (Associação Comercial e Industrial de Maringá, Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá, Associação Paranaense de Supermercados e pela Federação das Indústrias do Paraná); Cidadão Benemérito de Maringá; Sócio Honorário da Academia de Letras de Maringá; Cidadão Benemérito do Paraná e Comenda Ordem Estadual do Pinheiro, pelas causas que desenvolve em prol da educação.

Sobre Milton Santos

O Prêmio Milton Santos de Educação Superior foi instituído pela ABMES, em dezembro de 2004, como forma de reconhecer o mérito de personalidades que contribuem para o engrandecimento e aprimoramento da educação superior no Brasil.

O geógrafo Milton Santos – que dá nome ao Prêmio – nasceu em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, em 1926. Milton Santos era professor emérito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Faleceu em São Paulo, no dia 24 de junho de 2001.

Sua vasta obra, ainda pouco conhecida e estudada no Brasil, revoluciona não apenas a Geografia mas as ciências humanas e sociais. Com sua genial conceituação do espaço geográfico, Milton ofereceu a possibilidade de se compreender a totalidade do mundo. Abordou, como ninguém, a problemática da urbanização no Terceiro Mundo, a teoria e a metodologia geográficas, temas sobre os quais publicou mais de quarenta livros e cerca de 300 artigos, traduzidos para o espanhol, francês, inglês e japonês. Ensinou em diversas universidades na Europa, África, América do Sul e América do Norte.

Dentre as honrarias recebidas em reconhecimento ao seu trabalho intelectual, destacam-se os títulos de Doutor Honoris Causa de inúmeras universidades no Brasil e no exterior e o Prêmio Vautrin Lud, correspondente ao "Prêmio Nobel" da Geografia. Milton Santos foi o único pesquisador fora do mundo anglo-saxão a receber tal prêmio.

Últimas notícias

Categorias