O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá renovou ontem a sua diretoria, tendo conduzido à presidência o reitor do Cesumar, professor Wilson de Matos Silva. O empresário Ariovaldo Costa Paulo assumiu a vice-presidência e o empresário Luiz Fernando Ferraz a secretaria geral.
A nova diretoria foi eleita por aclamação, em encontro realizado no salão nobre da Prefeitura, a partir das 18 horas. Matos Silva sempre atuou como membro do Codem e foi um dos empresários que, em 1996, ajudou a fundar a entidade e pensar o desenvolvimento de Maringá até 2020. Na última gestão, presidida por Valdir Scalon, ele ocupava a vice-presidência do Conselho.
A solenidade de posse foi acompanhada pelo prefeito Sílvio Magalhães Barros e por grande parte dos membros representantes das 106 entidades que compõem o Conselho.
Nova fase
O empresário Valdir Scalon, que deixou a presidência, disse em seu discurso: “Wilson Matos é a pessoa certa, no momento certo, na atual conjuntura política que Maringá vive, para responder pelo órgão”.
Já o prefeito Sílvio Barros falou em novo momento do Codem. Para ele, a sociedade - representada pelo órgão - precisa de “diálogos mais contundentes” para ajudar o poder público a encontrar soluções para os inúmeros problemas que se avolumam na cidade, como a violência urbana, por exemplo.
Matos Silva, por sua vez, disse que o CODEM dará continuidade aos trabalhos de viabilização dos grandes projetos, como a internacionalização do aeroporto, implantação do trem de passageiros no trecho Paiçandu-Ibiporã e construção do Gasoduto até a cidade, mas não se furtará a novos debates para ajudar a resolver os problemas da cidade.
Uma das intenções da nova gestão é realizar audiências públicas para que a população participe da aprovação de propostas, possa acompanhar e cobrar a realização dos projetos, sem que sofram alterações.
Matos Silva quer ainda integrar as universidades à sociedade. “Este é meu grande sonho e vou me esforçar muito para que as academias e o poder público possam caminhar juntos, criando soluções para o desenvolvimento equilibrado da cidade”, finalizou.
Foto: Priscila Nascimento