Reitora da UniCesumar é homenageada com o título de Cidadania Benemérita

Sessão solene aconteceu na Câmara Municipal de Maringá e foi proposta pelo vereador Luiz Neto

 

Na noite de segunda-feira (23), a Câmara de Vereadores de Maringá realizou uma sessão solene para a entrega do título de Cidadania Benemérita a Solange Lopes, reitora da UniCesumar. A homenagem foi proposta pelo vereador Luiz Neto. 

O título é concedido a personalidades da localidade que prestaram serviços relevantes para a cidade. No caso de Solange, avanços importantes para a educação de Maringá foram realizados, principalmente durante seu mandato como secretária de Educação. Foram matriculadas mais de 2,5 mil crianças em creches e todo o sistema de fila de espera foi informatizado. Além disso, mais de 30 nutricionistas foram contratados para cuidar da alimentação das crianças maringaenses. 

Como reitora da UniCesumar, entre outras atividades, Lopes atua na liderança acadêmica e institucional da universidade, com responsabilidade sobre diretrizes de ensino, além de fortalecer a conexão da IES com a comunidade por meio de iniciativas educacionais e parcerias. 

“Agradeço às pessoas e lugares que me deram a oportunidade de crescer profissionalmente e como ser humano, e me permitiram contribuir, de alguma forma, para uma sociedade melhor. Maringá: é com o coração cheio de gratidão que eu recebo essa honraria e prometo, até o fim dos meus dias, honrar esse título”, expressa a reitora. 

  

Trajetória de Solange Lopes, cidadã benemérita de Maringá 

Doutora em Educação, Lopes atua na UniCesumar desde 2004 e atualmente é reitora da instituição. Iniciou sua trajetória como chefe de gabinete da reitoria, assumindo posteriormente os cargos de diretora de Ensino e diretora da Área de Ciências Biológicas e da Saúde. Na Diretoria de Ensino, liderou projetos de inovação pedagógica e aprimoramento curricular. Já na Diretoria da Área de Ciências Biológicas e da Saúde, incentivou a qualificação dos profissionais, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população. 

Desde 2010, atua como avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em iniciativas e avaliações como o IDEB, o Enem e o Enade, que mensuram aspectos da educação nacional. Com sua expertise em avaliação institucional e desempenho dos estudantes, tem contribuído para o aprimoramento da educação no Brasil. 

Entre 2013 e 2016, Solange foi secretária de Educação de Maringá. Em sua gestão, trabalhou para ampliar o acesso à educação, melhorar a infraestrutura escolar, valorizar o professor e elevar os indicadores educacionais do município. 

 

Últimas notícias

Categorias