Unicesumar
Unicesumar

Educacional

As comunidades carentes ficam afastadas do processo de modernização tecnológica, o que evidencia, cada vez mais, as diferenças e amplia o fosso que separa as classes sociais e diminui a possibilidade desse segmento de acesso ao mercado de trabalho. Portanto, este projeto propõe uma ação junto às comunidades carentes de Maringá, para capacitação na área de informática que é, atualmente, condição essencial para uma boa colocação no mercado de trabalho.

• Programa de Aconselhamento Profissional – Foca na Carreira é oferecido às escolas de ensino médio do Estado do Paraná. O objetivo do programa é incentivar o aluno a refletir sobre sua escolha profissional, trazendo-lhe informações e orientações a respeito do mercado de trabalho.
• Projeto Interação visa proporcionar, ao estudante do Ensino Médio, um direcionamento vocacional por meio do contato antecipado com a realidade acadêmica de ensino superior no campus da UniCesumar, onde tem a oportunidade de coletar informações dos diversos cursos oferecidos pela IES. É um programa de relacionamento entre a Instituição e alunos do Ensino Médio, procurando auxiliá-los na tomada de decisão do curso mais adequado às suas aspirações.
• Visitas Orientadas no Campus - Projeto para que os alunos do 3º ano do Ensino Médio conheçam de perto clínicas e laboratórios de diversos cursos, por intermédio de um tour pelo Campus, acompanhados de um guia. Detalhes da vida acadêmica são mostrados em vídeo e os coordenadores e professores oferecem orientação sobre os cursos por meio de palestras.
• Bate-papo das profissões - Os professores e coordenadores de curso da UniCesumar, estão à disposição para conversar com os estudantes sobre cada profissão, nas diferentes áreas. Para uma conversa no campus, basta agendar uma visita de atendimento individual.
• Aula nos laboratórios - As escolas interessadas podem agendar aula nos laboratórios da UniCesumar.
• Mostra de Profissões do Rotary (Projeto para alunos do 2º ano do Ensino Médio) - A Mostra de Profissões é uma concepção dos 11 clubes do Rotary de Maringá, em parceria com a UniCesumar, Núcleo Regional de Educação de Maringá e TCCC -Transporte Coletivo Cidade Canção, realizada no 2º semestre do ano.

Promover a instrumentalização tecnológica dos professores da educação infantil, para construção do conhecimento consolidado na integração dos saberes e de forma colaborativa.

O projeto busca informar e alertar a comunidade sobre questões ambientais atuais, levando a uma reflexão sobre mudanças necessárias na sociedade, para que o desenvolvimento regional e nacional seja realizado de forma crítica e voltado para a sustentabilidade; além de enfatizar a reciclagem e a produção de materiais alternativos a partir dos resíduos sólidos urbanos.

O projeto tem como objetivo desenvolver a Educação em Direitos Humanos e para a Paz, sob a perspectiva do Plano de Ação Mundial de Educação em Direitos Humanos e em Democracia da UNESCO, que preconiza que a educação em Direitos Humanos e em Democracia deve implicar em um grande desafio Mundial. Esse fato consiste em traduzir em regras e em comportamentos, admitidos pela sociedade, as noções relacionadas com os direitos humanos e a democracia; assim como os conceitos de paz, de desenvolvimento sustentável dos povos, de proteção e conservação do meio ambiente, de desarmamento global, de solidariedade internacional e de resolução pacífica dos conflitos.

O projeto de extensão realizado pelo curso de Enfermagem em eventos internos e externos objetiva fortalecer o vínculo entre os acadêmicos e a comunidade, valorizando o trabalho profissional e cuidando da saúde das pessoas. Logo, ao direcionar o olhar para as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Enfermagem, observa-se, nas habilidades e competências, que o enfermeiro deve “ser capaz de planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento”. No Brasil, a prática da educação em saúde tornou-se mais abrangente nos últimos anos, sendo saúde e educação ligadas entre si, de modo que os níveis de educação da população repercutem nas condições individuais e coletivas da saúde.

Entende-se que as atividades, que são desenvolvidas pelos acadêmicos do projeto, proporcionam aprendizagem no âmbito da profissão, mais especificamente no desenvolvimento do processo do cuidar, focado na educação em saúde, que é a base do SUS. O resultado do trabalho desenvolvido no projeto tem repercussões extremamente relevantes, não somente na geração de conhecimento para o aluno, mas também coloca esse conhecimento a serviço da comunidade, por meio da concretização e transparência do tripé que o sustenta: o ensino, a pesquisa e a extensão.

A Rádio Universitária Cesumar FM surgiu com o intuito de auxiliar na formação e qualificação dos estudantes das áreas de comunicação, atuando em projetos radiofônicos desenvolvidos juntamente com os professores. Como Rádio Universitária, pretende apoiar e dar visibilidade às atividades de desenvolvimento da cidadania e da ética por meio de ações educativas junto à população geral e comunidade universitária. Nesta perspectiva, sabendo que a saúde é um instrumento para a melhoria da condição social e consolidação da cidadania, o projeto Princípio Ativo objetiva prestar assistência à comunidade maringaense e da região, a respeito das questões relacionadas a doenças, sua prevenção, e o uso racional de medicamentos, levando à integração da comunidade

A sociedade atual, devido à excessiva competitividade, fez com que o homem moderno se perdesse no aspecto cultural e em vários setores, principalmente na sua relação com o alimento. Está se perdendo a cultura de cozinhar em casa, e os alimentos se tornam fontes de má nutrição, adquirida na venda da esquina e em grandes mercados, pois são ricos em sódio, açúcar e gordura trans. A forma que o homem está se alimentando tem sido direcionada para um caminho que pode não ter volta, há uma grande pandemia da obesidade, infantil e adulta, que resulta em várias doenças degenerativas. De início, o projeto valoriza o sentido do prato ao prato, desde sua produção nas hortas, como também a valorização do pequeno produtor, finalizando com a correta destinação dos resíduos orgânicos utilizados na compostagem como adubo de horta, fechando o ciclo.

A educação nutricional pode e deve ser integrada como parte do aprendizado escolar durante todos os anos escolares. É na escola que o estudante deve aprender os grupos básicos de alimentos, assim como os elementos de uma dieta integral, o modo como os produtos alimentícios são produzidos, processados e preparados e a importância de se receber uma alimentação equilibrada para crescer e se desenvolver de forma harmoniosa e saudável. O projeto promove a educação nutricional com crianças de 2 a 6 anos do Colégio Objetivo e reforça o conhecimento e a prática de uma alimentação saudável, por meio de estratégias de educação nutricional adaptadas a essa faixa etária.

O conceito de qualidade de vida está relacionado à melhoria da saúde, por meio de novas formas de organizar o trabalho. São temas diretamente relacionados ao de qualidade de vida; o estresse, sobretudo o estresse funcional conhecido como Burnout; às adições de substâncias lícitas e ilícitas; à depressão e à ansiedade. A resiliência será abordada como forma de trabalhar as adversidades na vida e no trabalho. São abordados temas de relações interpessoais no ambiente de trabalho. As atividades são desenvolvidas por acadêmicos de Psicologia em oficinas e dinâmicas de grupo.

Este projeto objetiva acompanhar os sujeitos com queixa de distúrbios de leitura e escrita e/ou de aprendizagem. O atendimento clínico em grupo trabalha a ressignificação dos sentidos atribuídos às queixas. Desta forma, o GELE estimula a prática social de leitura e escrita, reconhece os diversos aspectos implicados na produção de um texto, discute noções como: situação de produção; grau de conhecimento compartilhado; gênero discursivo; relações entre oralidade e escrita; esferas de circulação social e, principalmente, a escrita como lugar de constituição e manifestação da subjetividade.

O projeto é desenvolvido por docentes, alunos da SECONT – Consultoria Júnior e outros alunos voluntários do curso de Ciências Contábeis da UniCesumar, e consiste em um trabalho social de prestação de serviços gratuitos de elaboração da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), para a comunidade interna da UniCesumar (alunos, professores, colaboradores e seus familiares) e externa, limitado o atendimento àqueles que tiveram um rendimento anual até R$60.000,00. Além de contribuir para a integração de docentes e discentes, da teoria e da prática do curso, este projeto também auxilia a comunidade, por meio da arrecadação de alimentos não perecíveis, os quais são doados para aqueles que pretendem receber atendimento da UniCesumar.