Alunos participam de programa de extensão sobre ODS nas cooperativas de reciclagem

Alunos dos cursos de Serviço Social, mestrado em Promoção da Saúde e Gestão do Conhecimento nas Organizações e Promoção da Saúde, participam todas as quartas-feiras de uma ação interdisciplinar que faz parte do projeto de extensão com o tema ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) nas cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos de Maringá. Dentre as atividades já realizadas, os estudantes participaram de uma oficina de Metodologia para Coleta de Dados nas cooperativas de reciclagem, com o objetivo de preparar os alunos para a aplicação de pesquisa em campo. Esta ação que faz parte de um conjunto de atividades do projeto de extensão Ações Interdisciplinares para o alcance de ODS nessas cooperativas.

Ainda está programada uma oficina de Estatística e os alunos também participaram recentemente do Fórum do Lixo e Cidadania, realizado na Capela da UniCesumar com a presença de cooperados das cooperativas de Maringá, alunos e professores da instituição e ainda do procurador Fabio Alcure, da Procuradoria Regional do Trabalho. Semanalmente, acontecem atividades diversas que são entrevistas e palestras sobre Educação, Desenvolvimento Sustentável, Horta Comunitária, entre outros temas.

Para a professora do curso de Serviço Social e gestora do projeto, Débora Iriê,  a ação é muito importante para que os cooperados entendam o papel deles na sociedade e tenham conhecimento sobre os ODS. “Percebemos que eles estão felizes com a oportunidade de aprendizado e se mostram muito interessados em discutir sobre esses temas”, ressalta a gestora que todas as semanas acompanha os alunos nas atividades em campo.

WhatsApp Image 2019-04-26 at 10.35.54