MEU PAPEL NO MUNDO

MEU PAPEL NO MUNDO 

Os livros são parte importante da jornada acadêmica, mas suas versões físicas podem ter impacto no meio ambiente. Desperdício de energia e de bens naturais pode ser evitado utilizando livros ditais. Cerca de 20% dos livros produzidos não são retirados pelos alunos. Esse total representa aproximadamente 1000 árvores. Um impacto que pode ser evitado estudando de forma digital. Com o Projeto Meu Papel no Mundo, nossos alunos poderão estudar de maneia mais sustentável e moderna. Com menos uso de recursos naturais

Conheça um pouco mais nosso projeto: 

 

COMPENSAÇÃO DO CO2 EM APPS VIA TAC - UNICESUMAR EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE MARINGÁ-PR

A UniCesumar se preocupa com o meio ambiente e é engajada em cumprir a compensação de co2 em áreas de proteção permanente no município de Maringá/pr, por meio do plantio e manejo de 2.067 mudas espécies nativas via termo de ajuste de conduta (tac) - Unicesumar . A UniCesumar também realizar a manutenção e o manejo das mudas reflorestadas bem como das áreas reflorestadas no ano de 2018.

 

PRESERVAÇÃO DA FAUNA AQUÁTICA DE QUELÔNIOS E APOIO ÀS POPULAÇÕES TRADICIONAIS DO VALE DO RIO GUAPORÉ

As ações são sincronizadas no sentido de preservar a espécie e o meio ambiente, pois os quelônios, como a maioria dos répteis, são muito sensíveis às alterações de
seu habitat natural; dessa forma, as ações antrópicas, tais como desmatamento das margens dos rios, lagos e igarapés, mais a poluição, formam um leque de fatores
que afetam o desenvolvimento desses animais, seja pelo impacto ambiental, propriamente dito, que provoca estresse, seja por intermédio da diminuição da oferta de alimentos etc.

Essas atividades são desenvolvidas junto com a ECOVALE, que é uma organização não governamental, oficialmente fundada em 1999, e tem desenvolvido um grande trabalho junto à população local e aos órgãos ambientais. Essa organização tem como principal objetivo de suas ações a preservação da vida humana por intermédio da preservação de um ambiente saudável, para que esta possa ser exercida na plenitude.

Ademais, ela tem no ser humano o bem mais precioso da biodiversidade e sabe que este não sobrevive em ambiente insalubre e degradado. Assim, esta preocupação associada a ações que buscam resgatar a dignidade das comunidades mais isoladas, por meio do exercício pleno da cidadania, é o principal ingrediente da série de sucessos colhidos pela ECOVALE.

As comunidades carentes ficam afastadas do processo de modernização tecnológica, o que evidencia, cada vez mais, as diferenças e amplia o fosso que separa as classes sociais e diminui a possibilidade desse segmento de acesso ao mercado de trabalho. Portanto, este projeto propõe uma ação junto às comunidades carentes de Maringá, para capacitação na área de informática que é, atualmente, condição essencial para a colocação no mercado de trabalho. O projeto proporciona trabalho voluntário aos alunos da UniCesumar, de forma a capacitá-los para ministrar aulas no projeto, além de oferecer à população das comunidades de baixa renda do município de Maringá, com idade entre 12 e 60 anos, atividades de socialização, bem como orientação para o desenvolvimento da cidadania e capacitação para a sua inclusão digital no processo de modernização tecnológica e no mercado de trabalho.