Comunidade recebe atendimento gratuito nas clínicas da UniCesumar

Atender a comunidade com consultas e procedimentos da área da Saúde, é uma das principais atividades realizadas por alunos de cursos específicos da UniCesumar.

Ao todo, cerca de 6800 pessoas são atendidas por mês nas clínicas de Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Estética, Radiologia e Odontologia. Essas consultas são oferecidas para a comunidade em geral, que é atendida mediante um agendamento prévio por telefone.

Por meio desse atendimento, a população de Maringá e região têm acesso a tratamentos de saúde gratuitos e os alunos podem executar as disciplinas exigidas no currículo de cada curso.

Fonoaudiologia

Por meio de um convênio entre a UniCesumar e o SUS, os pacientes recebem tratamento gratuito, individualizado e com qualidade e segurança. São disponibilizadas avaliações e terapias nas áreas de saúde auditiva, distúrbios da linguagem, motricidade orofacial e fonosuaiologia educacional. Na saúde auditiva somos credenciados pelo SUS como alta complexidade devido aos diversos tipos de exames audiológicos, fornecimento de aparelhos auditivos (AASI), acompanhamento de pacientes e terapia audiológica. Para tanto possuimos uma equipe multidisciplinar que realiza diariamente o atendimento completo a todos os pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde. Ao todo, 27 alunos, supervisionados por 5 professores atendem a comunidade nos períodos da manhã e tarde.

Odontologia

Atualmente mais de 300 alunos alunos atendem nas clínicas do curso de Odontologia (do 2o. ao 4o. ano), supervisionados por cerca de 30 professores, que são divididos em grupos de quatro ou cinco, dependendo da disciplina clínica que os alunos estão, sendo cerca de 50 alunos por período em cada turma.

O trabalho atende a população de Maringá e cidades vizinhas e até de outros estados. O atendimento é gratuito e envolve praticamente todas as especialidades da Odontologia, com destaque para a Dentística (restaurações), Endodontia (tratamento de canal), Periodontia (doenças gengivais), Cirurgia (extrações) e Prótese (dentaduras). Também são atendidas, crianças a partir dos 5 anos de idade, inclusive com a colocação de aparelhos, pela área de Ortodontia.

Psicologia

Na clínica de Psicologia, os pacientes recebem tratamento totalmente gratuito, ofertados pelo Serviço Escola. Esses tratamentos se dividem em psicodiagnóstico e psicoterapia individual para adultos, adolescentes e crianças, e tem grande procura da comunidade mediante a qualidade do atendimento, que conta com supervisão atenta e constante de docentes com grande experiência profissional.

Os atendimentos são realizados exclusivamente por alunos, supervisionados por professores. Essas atividades acontecem a partir do 4º ano do curso e atualmente 241 alunos atendem à comunidade.

Nutrição

Cerca de 300 alunos, supervisionados pelos professores, atendem pacientes com orientações nutricionais, dietoterapia, elaboração de cardápio personalizado e avaliação do estado nutricional.

Estética

Conforme legislação dos Cursos Superiores de Tecnologia, o curso de Estética e Cosmética não tem obrigatoriedade em realizar estágio.

Para que os estudantes desenvolvam a prática imersiva, de atendimento à comunidade, aprimorando os saberes por meio da atuação e interação clínica, são realizados atendimentos nas disciplinas dos Projetos Integradores I, II e III, que ocorrem respectivamente nos 2º, 4º e 6º semestres.

A partir do segundo semestre, mais de 200 alunos atenderão nos períodos da manhã e noite, com a supervisão dos professores dos cursos.

A clínica realiza atendimentos nas áreas de embelezamento pessoal, tratamentos capilares, estética facial e estética corporal. Os procedimentos são cobrados para evitar a desistência dos pacientes, que antes era grande, mas os valores são simbólicos, permitindo que a população tenha estes recursos de forma acessível, pois normalmente os tratamentos que realizados são muito onerosos, devido a qualidade dos produtos e equipamentos disponibilizados.

Quando os pacientes são acometidos por patologias como alopecias, dermatite seborreica, retenção de líquido por disfunção do sistema linfático, desconforto musculares por estresse, acnes, manchas (melasma) e estrias, estas  podem gerar  problemas emocionais, principalmente nos adolescentes,  levando muitas vezes a exclusão social.

CLINICAS - FISIOTERAPIA