Unicesumar
Unicesumar

Gesta Social promove a ações nas áreas urbanas e rurais de Maringá

A abertura da segunda edição do projeto de extensão Gesta Social, foi realizada no último dia 17 de abril, no auditório Hélio Moreira da prefeitura de Maringá. A iniciativa é uma parceria entre o UniCesumar, Secretaria de Assistência Social de Maringá e o Instituto GRPCOM/Grupo Paranaense de Comunicação.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Éder Rodrigo Gimenes, o Gesta Social foi criado em 2017 como proposta inovadora, dedicada ao apoio ao desenvolvimento e fortalecimento das práticas de gestão de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, iniciativas sociais e grupos de ação voluntária, desprovidos de processos gerenciais mínimos à gestão.

Gimenes, que é também coordenador dos cursos de Gestão Pública, Sociologia e Filosofia, acredita que “um desejo geral dos participantes do Gesta Social é de tomada de recursos públicos por convênios. No entanto, sem que se estabeleçam condições mínimas de gestão e que se apresente capacidade técnica, por meio de pessoal com atuação profissional, não há possibilidade de pactuação com o Estado”.

Com esse intuito, a primeira edição do projeto reuniu, em oito encontros realizados ao longo do ano de 2018, cerca de 140 participantes vinculados a 78 entidades, movimentos ou iniciativas que desenvolvem ações nas áreas urbana, rural e metropolitana de Maringá, com atividades nos campos da assistência social, saúde, religião, educação e defesa de direitos.

Para Gimenes, o resultado da primeira edição do projeto foi positivo.“De modo geral, o projeto contribuiu ao fortalecimento do direito dessas organizações quanto ao modelo de formalização, crescimento e estruturação, com informações sobre captação de recursos e perspectiva de relacionamento com conselhos de políticas públicas. De modo específico, o resultado mais concreto foi a elaboração de um diagnóstico social acerca de aspectos relacionados aos contextos interno e externo ao funcionamento das entidades cujos participantes se engajaram no projeto, o qual foi encaminhado à Prefeitura de Maringá, que já iniciou sua mobilização para ouvir e atender essas iniciativas”.

O coordenador destacou ainda que o grande diferencial do Gesta Social é a oferta, às organizações ou movimentos e grupos sociais envolvidos, de oportunidade para que, sendo capacitados e entendendo o processo de gestão, essas iniciativas sociais tenham condições de definir se devem buscar ou não o estabelecimento de alterações na gestão.

“Nesse ano teremos oficinas sobre diversos temas, como planejamento estratégico, captação de recursos, voluntariado, negócios sociais, registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, participação nos conselhos de políticas públicas e o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”.

O professor concluiu sua fala destacando que nessa primeira reunião de 2019 foram ouvidos representantes dos grupos e iniciativas, que elencaram temas importantes para as oficinas que serão organizadas a partir do próximo mês.

 

WhatsApp Image 2019-04-24 at 22.28.34