Unicesumar
Unicesumar

Imprensa repercute lançamento de curso de português para imigrantes e refugiados

O lançamento do curso online de português para imigrantes teve grande repercussão nas mídias locais e nacionais. O aprendizado do idioma é uma das principais barreiras encontradas pelos refugiados ao chegarem ao Brasil e por isso esse treinamento gratuito é uma oportunidade tão importante.  

Grandes veículos de comunicação como a TV Record, a Rádio CBN e a Band News FM publicaram a notícia em seus canais. O projeto também ganhou destaque em sites locais como Maringá.ComGMC Online e Maringá Post. 

Um registro importante foi a divulgação feita pela ONU e pela OIM – a agência das Nações Unidas para Migrações. Elas são parceiras e chancelam o projeto. 

A notícia também foi dada pela imprensa do Nordeste. O blog do Patricio Nunes, de Petrolina (PE) publicou sobre o lançamento. O curso também repercutiu bastante nas mídias da UniCesumar. O diretor Weslley Matos deu entrevista para a TV UniCesumar no dia 25 de junho e a notícia foi publicada na página de Responsabilidade Social da instituição. 

Além disso, o lançamento incluiu a realização de uma Live cujo tema foi “Refugiados e Migrantes: Desafios para um Mundo em Crise”, com a participação de especialistas da OMI e do Pacto Global. A audiência da Live também foi muito boa: chegou a mais de 800 visitantes ao vivo. O conteúdo já recebeu mais de 2 mil visualizações desde que foi publicado no canal da EAD Unicesumar no Youtube. 

  

Sobre o curso de português para imigrantes e refugiados 

A capacitação oferecida pela EAD Unicesumar vai ser disponibilizada em três módulos de 80 horas cada. O curso é direcionado aos imigrantes e refugiados e tem o objetivo de oferecer um nível intermediário na língua portuguesa, possibilitando uma melhor comunicação entre as pessoas que imigram para o Brasil, principalmente por questões econômicas e sociais dos seus países de origem. 

Os interessados em fazer o curso devem fazer matrícula nos três módulos disponíveis, sendo um módulo pré-requisito para o outro.  

“Esse curso é mais uma evidência do poder de transformação da educação. A educação abre portas para novas oportunidades e, no caso dos alunos imigrantes, para recomeços de vida. Assim a UniCesumar cumpre o seu papel educacional e social”, afirma Weslley Matos, diretor de Relações Institucionais da UniCesumar. 

 

Metodologia 

Seguindo o padrão pedagógico de excelência da EAD Unicesumar, o aluno tem a sua disposição os seguintes recursos didáticos em cada módulo: livro online, aulas expositivas, aulas de estudo de caso (resolução de exercício), atividades de comunicação e interação e atividade avaliativas. Para obter o certificado, o aluno terá que realizar as atividades avaliativas, bem como atingir no mínimo 60% de aproveitamento de cada um dos módulos. 

A capacitação ajudará o imigrante e refugiado a desenvolver habilidades sociais por meio da aprendizagem do idioma brasileiro, gerando assim interação entre pessoas e grupos em diversos contextos e necessidades, além de proporcionar a compreensão de diferentes gêneros textuais. 
Página para inscrição gratuita: https://www.universoead.com.br/portugues-para-imigrantes  

Banner OIM - Língua portuguesa - Refugiado-Migrante