Unicesumar
Unicesumar

Cultural

A Rádio Universitária UniCesumar (RUC FM) é uma emissora educativa que tem como compromisso a veiculação de programas de estímulo ao desenvolvimento da cultura, da arte e da cidadania, voltados principalmente às questões regionais. Alunos dos cursos da área de Comunicação participam do desenvolvimento da programação, que traz músicas de produção regional, Mpb, Pop-Rock, Samba Soul, Reggae, Rock, Pop Internacional e World Music, além de inserções de notícias de interesse da comunidade. A RUC FM utiliza uma linguagem jovem e dinâmica. O objetivo é atingir, principalmente, o público jovem. A rádio tem como objetivo gerar impacto cultural, por meio da veiculação de programas de estímulo ao desenvolvimento da cultura, da arte e da cidadania, voltados principalmente às questões regionais.

A TV UniCesumar é uma retransmissora do Canal Futura (Fundação Roberto Marinho). As produções têm como premissa o caráter educativo da Fundação UniCesumar e promovem o desenvolvimento, a cultura, a responsabilidade em relação ao meio ambiente, inclusão social e o desenvolvimento do senso crítico.

A UniCesumar acredita e investe na cultura, a maior representatividade disso é a Orquestra Filarmônica UniCesumar (OFUC) que foi criada em janeiro de 2003 pelo Reitor Wilson de Matos Silva, sob a coordenação do Maestro e Diretor Artístico Davi Oliveira. Mantida pelo Centro Universitário Cesumar (UniCesumar) de Maringá -PR, a OFUC iniciou seus ensaios em fevereiro do mesmo ano de nascimento, e sua primeira apresentação aconteceu no dia 17 de março de 2003, nas dependências da própria Instituição. Sua história, também, porta títulos de méritos oriundos dos relevantes serviços prestados à comunidade, que foram entregues pelo poder legislativo municipal e estadual. "Nossa missão é levar a música ao alcance de todos."

O Centro Universitário de Maringá entende a importância e a necessidade de se investir em projetos culturais, tornando-se, assim, agente promotor de educação para a sociedade. O Museu UniCesumar, inaugurado em outubro de 2011, foi criado para contar e conservar a história de Maringá e de seus pioneiros. Trata-se de um museu multidinâmico que reúne a história, aliada à tecnologia, para relatar o desenvolvimento da cidade, desde o seu surgimento até os dias atuais, a partir de quatro unidades que se complementam: o Museu Interativo, a Casa do Pioneiro, a Tulha Cafeeira e o Espaço do Automóvel.