Unicesumar
Unicesumar

Representantes de entidades participam da quarta edição do Capacita Osc

capacita oscMais de 30 representantes de ONGs e entidades de assistência social de Maringá estão participando nesta semana, da oficina “Elaboração de Projetos e Captação de Recursos”, ministrada pelo gerente da RFalcão Consultoria e Planejamento, Ricardo Falcão. O treinamento começou nesta terça (28) e termina na sexta-feira (31), com oito horas de oficinas diárias, no complexo da Cocamar.

 

Esta é a quarta edição do projeto Capacita OSC, organizado pelo curso de gestão pública da UniCesumar, Associação Maringaense de Organizações da Sociedade Civil (AMOSC), Instituto AOCP, Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maringá (SASC).

Com o objetivo de fortalecer, profissionalizar e consolidar as organizações assistenciais, a oficina propõe aos participantes, a prática de diversas fases da elaboração de um projeto. Eles aprendem a planejar desde a concepção da ideia até a avaliação final, além de compreender de forma pragmática como captar recursos. A metodologia aplicada na oficina alterna a exposição e conteúdo com exercícios de simulação, jogos e role-playing.

De acordo com o coordenador de Gestão Pública, professor Éder Rodrigo Gimenes, esta edição assumiu um caráter distinto das demais, que tiveram duração de apenas um dia, por solicitação das próprias organizações da sociedade civil envolvidas no projeto. “É um sinal  de amadurecimento do conjunto de organizações. percebemos que há uma mobilização para compreenderem de maneira mais aprofundada, certos aspectos da gestão, que podem influenciar na própria continuidade do funcionamento da entidade”.

Segundo Gimenes, ainda será realizada mais uma edição do Capacita OSC, em data a ser definida em breve. “A temática deve girar em torno do marketing social, demanda das organizações que tem participado do projeto desde a primeira edição, que aconteceu no primeiro semestre de 2018”, complementou o professor.

Ricardo Falcão
Falcão é economista e consultor internacional com mais de 50 anos de experiência em planejamento estratégico, gerenciamento, elaboração, avaliação de projetos, captação de recursos e financiamento. Ao longo desse tempo já atendeu a iniciativa privada, a Organização das Nações Unidas (ONU), o Governo Americano e organizações da sociedade civil.