UniCesumar participa do Fórum Regional de Lixo e Cidadania

A UniCesumar apresentou ontem (18), o projeto de extensão sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS nas cooperativas de material de reciclagem, no encontro do Fórum Regional do Lixo e Cidadania, realizado na capela da instituição. Cerca de 50 pessoas, entre representantes de cooperativas, estudantes e professores da instituição, participaram do evento, promovido pela Associação de Reciclagem Popular e Solidária (Arpsol). O procurador do trabalho, Fábio Alcure, também participou do evento, representando a Procuradoria Regional do Trabalho.

A professora do curso de Serviço Social EAD, Débora Regina Irie, falou sobre projeto que tem como tema: Ações Interdisciplinares para o alcance das ODS nas cooperativas de lixo reciclável e detalhou as ações realizadas para o êxito deste trabalho.

Ela explicou que um grupo de alunos e professores estão realizando visitas técnicas às cooperativas de Maringá e pesquisas com o objetivo de avaliar as fragilidades econômicas e sociais do setor, com o fim de alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável. “Esperamos, além de compartilhar conhecimento, melhorar a gestão e a captação de recursos nas cooperativas, além de promover a qualidade de vida dos cooperados”, enfatizou a coordenadora.

Ela esclareceu que os objetivos que estão sendo trabalhados neste projeto são a Erradicação da Pobreza; Fome zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação e Qualidade de Vida; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e acessível e Trabalho Descente e Crescimento econômico.

A professora Márcia Aparecida Andreazzi, coordenadora do Mestrado em Promoção de Saúde, falou do trabalho realizado com os cooperados da Arpsol em relação aos temas Igualdade de Gênero, Saúde e Bem-Estar. “Temos conversado com os cooperados e orientado para que eles tenham a consciência desses temas com o objetivo de combater a violência doméstica e promover a qualidade de vida por meio de práticas saudáveis”.

O projeto da Unicesumar também trabalha a capacitação dos cooperados, com o apoio dos pesquisadores da pós-graduação em Tecnologias Limpas.

Também no evento, representantes de diferentes cooperativas falaram sobre a situação atual do sistema de coleta e a prefeitura de Nova Esperança, junto com a cooperativa de reciclados Cocamare, apresentaram o trabalho de Gestão de Resíduos Sólidos desenvolvido no município.