UniCesumar realiza mobilização contra exploração sexual de crianças e adolescentes

WhatsApp Image 2019-06-14 at 18.02.55Estudantes e professores do polo da UniCesumar em Pará de Minas, estão participando de um projeto de extensão do curso de Serviço Social, com o objetivo de sensibilizar a sociedade paraminense para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes e seus direitos.

Entre as atividades propostas, os alunos e comunidade, assistiram a um documentário e filmes sobre o tema, participaram de uma discussão em grupo e também fizeram uma passeata na cidade, utilizando cartazes e faixas para conscientizar a sociedade a respeito da prevenção do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para a coordenadora do curso de Serviço Social EAD, Maria Cristina Araújo de Brito Cunha, o foco desta atividade é “prevenir e oportunizar a sociedade civil o conhecimento e o debate sobre as ações do poder público municipal no âmbito da defesa dos direitos da criança e do adolescente vítimas do abuso e da exploração sexual, além de estimular o protagonismo social formando agentes multiplicadores para o combate desta violência.”

Esse é um projeto de extensão realizado no curso, por meio da supervisão acadêmica de estágio e faz parte de uma parceria com as escolas municipais e secretaria de desenvolvimento social de Pará de Minas.

A coordenadora também explica que metodologia do projeto perpassa as perspectivas de conhecer, refletir e ressignificar a realidade da violência sexual contra crianças e adolescentes e questões subjacentes a esta. “Nesse sentido, o projeto de extensão tem como método, atuar por meio de um movimento desenvolvido pelos acadêmicos dos cursos envolvidos, com o intuito de mostrar a realidade, captando suas múltiplas determinações. Este caminho metodológico se constitui de alguns princípios fundamentais, tais como: trabalho cooperativo entre os alunos, professores e a comunidade”, enfatiza.

O projeto é realizado em duas etapas que são: contextualização do abuso sexual, por meio de filmes documentários e intervenção social específica sobre o tema. Nesse caso, uma passeata pelas ruas da cidade, com faixas e cartazes e outras atividades de caráter sócio educativo, com o fim de promover a mobilização da sociedade para a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes