Unicesumar
Unicesumar

Voluntários e profissionais elaboram planejamento estratégico na segunda etapa do Gesta Social

A segunda etapa do projeto de extensão da UniCesumar, Gesta Social aconteceu nos dias 14 e 15 deste mês, na sede da Secretaria Municipal da Assistência Social (Sasc). Diferente da edição passada, nesta fase os participantes foram divididos em grupos menores e desenvolveram oficinas para elaborar um planejamento estratégico para os projetos ou iniciativas sociais cadastradas.

Nos encontros, o programa conta com monitores que auxiliam os participantes na elaboração da sua missão, definição de público, atividades, objetivos e metas. Esses monitores são profissionais da Unicesumar, da Sasc e ainda voluntários que atuam em projetos sociais ou organizações já estruturadas o município.

Em cada encontro desta etapa, foram reunidas 21 iniciativas sociais que tivessem dois ou três membros presentes para dialogarem e refletirem sobre os temas definidos no encontro. “Esses questionamentos foram bem recebidos pelos participantes, que se sentiram desafiados a definir de maneira mais evidente o trabalho que desenvolveram”, contou o coordenador do projeto, Eder Gimenes.

Ele acrescentou que essas iniciativas são importantes para a organização e articulação dos campos de políticas públicas nos quais esses participantes estão inseridos, “uma vez que a elevação do nível de informação desses indivíduos pode contribuir para a sua inserção de modo mais qualificado em debates no âmbito público, com fins sociais”.

O projeto Gesta Social tem encontros agendados para os próximos meses deste ano, com previsão de finalização desta edição em novembro.. “Nesse ínterim, avançaremos na estruturação do planejamento estratégico das iniciativas e projetos com discussões e oficinas sobre captação de recursos e voluntariado, por exemplo, bem como sobre outros temas identificados como necessários e/ou pertinentes pelos próprios participantes, como o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, a relação de organizações com os conselhos de políticas públicas e a criação de negócios sociais”, explicou o coordenador.