Unicesumar
Unicesumar

Semana de Agrárias vai debater tecnologias sustentáveis

Será aberta nesta quarta-feira (10) a 3ª Semana de Agrárias do Cesumar,  com uma programação de palestras e minicursos que têm como foco as tecnologias sustentáveis. O evento irá reunir estudantes, professores e profissionais de agronomia, agronegócio e gestão sucroalcooleira, encerrando-se no sábado com o Dia de Campo na Fazenda Cesumar.

O professor  do Departamento de Horticultura da Universidade da Flórida (EUA), Steven Sargent, fará a palestra de abertura do evento sobre "Fisiologia Pós-colheita de Produtos Agrícolas".  Além de discorrer sobre o tema na primeira noite, ele irá ministrar um minicurso ensinando aos alunos técnicas para reduzir as perdas de produtos durante o transporte e armazenagem, ao lado do doutor em fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa e professor convidado da Universidade da Flórida, Celso Luiz Moretti.

Operação de Colheita Mecanizada, Tecnologia de Aplicação de Defensivos, Manejo de Microbacias, Doenças de Citros, Diagnose de doenças de plantas, Marketing Rural e Crédito Rural também estão entre os temas que serão abordados nos minicursos,  tanto na sede da instituição como na Fazenda Cesumar.

A programação de palestras encerra-se sexta-feira à noite, quando Hélio do Prado, doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo irá falar sobre "Sistema de Classificação dos Solos Brasileiros", seguido pelo engenheiro agrônomo da Emater-PR, Rodolfo Mayer, que abordará o "Georeferenciamento em Imóveis Rurais".

Dia de Campo

A Semana de Agrárias será encerrada com o 3º Dia de Campo dos cursos de Agronomia, Agronegócio, Gestão Sucroalcooleira e Medicina Veterinária, que tem como objetivo apresentar as pesquisas, experiências e trabalhos desenvolvidos por alunos e professores na Fazenda Experimental do Cesumar.

Os visitantes poderão observar experimentos com soja, milho, arroz, feijão, mandioca, mamão, maracujá, banana, cana-de-açúcar, abacaxi, girassol, espécies de citrus, algodão, amendoim e diversos tipos de forrageiras, como a braquiária e a grotalária e conhecer também os trabalhos sobre melhoramento genético do curso de Medicina Veterinária.
 



As atividades começarão às 8 da manhã e se estenderão até as 15 horas. A expectativa é que compareçam cerca de 500 pessoas entre estudantes, técnicos de empresas agrícolas da região e produtores para conhecer os experimentos.

Para mais informações sobre a programação, clique aqui.

Últimas notícias

Categorias