A informática é um mercado que não pára de crescer e tem absorvido em todo o mundo um grande número de trabalhadores. Mas é hoje uma área que exije um novo perfil de profissionais, ou seja, aqueles que sabem melhor se adaptar a situações e são capazes de versatilidade na carreira para conviver com um mundo globalizado.
"O Perfil do Profissional de Tecnologia de Informação" é tema central da 8ª Jornada de Informática do Cesumar, que acontece até sexta-feira desta semana, no auditório Dona Etelvina. A Jornada reúne estudantes dos diversos cursos de Tecnologia da Informação e profissionais convidados para debater o assunto.
No primeiro dia do evento, ontem (6) à noite, foi discutida a situação do mercado nacional e mundial e hoje (07) a discussão será sobre o mercado regional. Um dos modelos de profissionais que se pede hoje na na área de informática são os Home Offic, profissionais contratatos pelas empresas, mas que trabalham em casa.
Para falar sobre Home Oficc esteve presente a administradora de banco de dados da IBM, Andréa Cristina Rodacki, de Curitiba. Ela, que trabalha sediada em Hortolândia, mas faz o serviço de sua casa, em Curitiba, atendendo ao American Express, falou da experiência aos estudantes e deu dicas para a carreira. Segundo Andréa, os novos profissionais não devem se focar só na parte técnica, mas também no desenvolvimento pessoal, ter flexibilidade e jamais se esquecer de que é preciso dominar uma segunda língua, principalmente o inglês.
O coordenador da Jornada, professor Valdecir Bortoncello, falou da importância desse debate para os alunos, num momento em que se reconhece que há falta de profissionais preparados para atender as necessidades do mercado. Para ele, existe um certo comodisto e costume das pessoas em relação a ser funcionário.
"As pessoas querem entrar na empresa e fazer o serviço convencional, mas hoje o mercado é muito mais dinâmico do que a gente pensa. A pessoa tem de se formar e correr atrás da carreira, não apenas de um emprego", disse Bertoncello, lembrando que o modelo de Home Oficc está começando a ser adotado agora no Brasil, mas já é uma tendência mundial.
Programação
A 8ª Jornada de Informática conta com palestras, nesta terça-feira, sobre "O profissional de informática que as empresas procuram para o mercado regional", a ser proferida por Celso Lara, da Benner Solution, e sobre "Fábrica de Software – infra-estrutura e processo" - a ser ministrada por Flávio de Souza Bernabé, da Uses Informática e professor do Cesumar.
Amanhã (08), quarta-feira, Jaison Patrocínio, gerente de marketing de servidores HP fala sobre : Desmistificando Data Centers e, em seguida, Elias César Araújo, professor do Cesumar, fala sobre "Software Livre".
A semana conta ainda com a já tradicional Gincana de Informática, em que os alunos acumulam pontos nas etapas social, cultural, animação e cumprimento de tarefas.
Outra novidade anunciada durante o evento, é o acordo assinado pelo Cesumar para que os acadêmicos da área possam utilizar sem custos softwares e programas da IBM.