Fazer um curso superior sempre foi a vontade do estudante Ricardo Alexandre Vieira, que possui deficiência visual. Atualmente, aluno do curso de Marketing da modalidade a distância (EAD) da Unicesumar, encontrou na instituição todo o apoio para sua formação acadêmica. Antes de ingressar na Unicesumar, passou por duas instituições, mas não se adaptou ao curso. Vieira, ainda, fez parte do desenvolvimento de uma ferramenta de acessibilidade ao deficiente visual, criada pela própria instituição, colaborando com sua experiência de usuário.
Vieira é uma das 160 pessoas com necessidades especiais que estudam na EAD Unicesumar, atendidas pelo setor de Apoio Discente à Pessoa com Deficiência. O departamento tem como objetivo garantir o bem-estar e acessibilidade ao desenvolvimento acadêmico do aluno deficiente, compreendendo o público que se enquadra nas políticas de educação inclusiva (deficiência: intelectual, auditiva, visual e física, como também os alunos com NEEs - Necessidades Educacionais Especiais). Para alcançar os objetivos propostos, o setor é responsável pelo desenvolvimento de diversas ações inclusivas, atendendo necessidades específicas dos alunos, entre elas: adaptação de provas, oferta de profissionais de ledor e escriba (leitura e escrita), sala adequada e individualizada, tempo adicional para realização das atividades propostas no curso, ambiente virtual de aprendizagem acessível ao deficiente visual, entre outras ações.
“A acessibilidade é um direito de todos. Nosso trabalho consiste em apresentar condições adequadas de acesso aos alunos, para que os mesmos sejam atendidos com igualdade de condições e possam concluir com êxito seus estudos. Com isso, buscamos eliminar as barreiras à acessibilidade que dificultam o processo ensino-aprendizagem”, explica Waléria Leonel, professora responsável pelo setor.
Desde sua implantação, em abril de 2015, a área obteve um aumento de 55% no número de alunos atendidos. Segundo a professora Waléria, uma das razões para este crescimento é a característica inclusiva da modalidade a distância. “A EAD possui recursos favoráveis ao estudante com necessidades educacionais especiais, uma delas é a flexibilidade para estudar no ambiente doméstico, além de receber todo o apoio nos polos presenciais de acordo com suas necessidades. A comunicação também é uma grande aliada, já que o aluno possui em tempo integral atendimento pedagógico via ambiente virtual”, afirma a professora.
Para ingressar na instituição, o aluno com necessidades especiais realiza o processo seletivo padrão e, caso necessite de algum recurso específico para realizar o vestibular, deve solicitar à Unicesumar com antecedência. No ato da matrícula, é necessário que ele apresente um laudo médico e preencha um requerimento solicitando as medidas de acessibilidade necessárias para o seu desenvolvimento acadêmico.