Temas atuais em destaque no Ciclo de Engenharia Ambiental

Durante dois dias alunos e profissionais se reúnem no Cesumar para discutir temas de grande interesse na área ambiental. O I Ciclo de Palestras de Engenharia Ambiental foi aberto ontem para a primeira turma do novo curso do Cesumar e reuniu também alunos de outras instituições e alguns profissionais inscritos.

A definição das temáticas trazidas para as palestras levou em conta o contexto de atuação do engenheiro ambiental aliado a questão do tratamento dos resíduos sólidos, em pauta desde a implantação da política nacional (Lei 12.305/2010). A sustentabilidade do planeta também aparece na lista de discussão, especialmente tratando dos recursos hídricos e da poluição que vem afetando as condições de vida no planeta.

Entre os palestrantes programados estão profissionais em destaque no mercado regional. João Luis Veríssimo abriu a noite falando sobre o gerenciamento de resíduos sólidos. A incorporação de resíduos na produção de tijolos foi abordada pela doutora em Química, Claudia Telles Benatti. Hoje (11) Maria Alice Zamberlan aborda aspectos da audotira e licenciamento ambiental seguida por Deise Marcelino ("Água Potável como Direito Fundamental"). O ciclo será encerrado com o tema gestão de recursos hídricos no escopo das leis, por Maria Antonia Freire, do Cesumar Empresarial.

Para o coordenador do curso, Carlos Alves, a ideia é de sempre trazer atualizações para a esfera acadêmica. "Queremos propor com este ciclo uma atualização. O campo da engenharia ambiental é muito dinâmico e é preciso trabalhar educação e conscientização". O professor diz ainda acreditar que as discussões entre a academia e o mercado permitem um diálogo e uma reflexão sobre as questões mais recentes, levando inclusive a novas propostas de melhorias e de atualização de legislação. Êinda faltam muitas leis para proteger o meio ambiente", afirmou.

O reitor Wilson Matos abriu formalmente o evento no auditório do bloco 1. Ele lembrou que o terreno do campus do Cesumar ocupa o espaço do antigo depósito de lixo municipal, desativado em 1974, e citou o percurso de recuperação ambiental que a instituição teve de investir a partir dos anos 1980 para a construção do centro universitário. O reitor destacou ainda que a área ambiental é nova e que cresce muito. "Vai crescer permanentemente. Precisamos fazer algo para as gerações futuras para manter o planeta habitável".

Curso

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária foi implantando em Maringá pelo Cesumar este ano.  Tem duração de 5 anos e o profissional iniciante tem salário médio de 9 salários mínimos (R$ 4.590,00). Entre as áreas de atuação o engenheiro pode trabalhar com consultoria e assessoria ambiental, energias renováveis, licenciamento e auditoria.