Unicesumar
Unicesumar

TV Cesumar recebe primeiros equipamentos


A TV Cesumar,  como irá se chamar a emissora de televisão educativa que será mantida pela Fundação Cesumar, começa a receber os primeiros equipamentos para as suas instalações.  O transmissor de 1,6 kw de potência, que será instalado na praça Pio XII junto com a torre de transmissão, chegou esta semana e dentro de mais alguns dias devem desembarcar no aeroporto de Maringá os equipamentos da ilha de edição e da switcher,  que terão tecnologia espanhola, japonesa e americana.

Enquanto isso, também estão em andamento as obras de adaptação e ampliação do prédio da Rádio Cesumar (RUC 94,3 FM) para a instalação da nova emissora de Maringá, que vai operar em sinal aberto no canal 28 e transmitir a programação do Canal Futura.
 

No dia 31 de dezembro, foi publicada no Diário Oficial da União a portaria Nº 589, da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, aprovando o local, instalação e funcionamento da emissora. "Isso representa que já temos autorização para operar e a pressa agora é só nossa para colocar a emissora no ar", comentou Elias Gomes, coordenador da Rádio Cesumar e responsável pelo acompanhamento do processo de instalação da TV.

A expectativa é que a emissora entre no ar no mês de fevereiro transmitindo 100 por cento dos programas do Canal Futura até que organize a sua própria programação. A emissora terá um estúdio próprio e interligação com os estúdios do Núcleo de Educação a Distância do Cesumar, o que representa maior capacidade de produção de programas.  "Os equipamentos serão conectados via fibra ótica", informou o assessor técnico Marcelo Catarino, dizendo que este sistema assegura uma alta qualidade de imagens e sons.

Nos primeiros meses, a emissora irá transmitir em sistema analógico, muito embora todos os seus equipamentos já sejam digitais. "Esta é uma exigência do Ministério das Comunicações; é preciso entrar primeiro com o sistema analógico para depois solicitar alteração para o uso da tecnologia digital", explicou Catarino.

Últimas notícias

Categorias