Equipe de uma produtora de Curitiba esteve ontem na Unicesumar gravando um programa para a TV Educativa do Paraná. A jornalista Mira Graçano entrevistou o advogado maringaense Lutero de Paiva Pereira sobre o projeto "Sinal do Saber", de sua autoria, e depois ouviu a professora de língua portuguesa da Unicesumar Cristina Herold Constantino.
O projeto Sinal do Saber foi criado pelo advogado e ganhou repercussão nacional graças à sua proposta de espalhar faixas pela cidade corrigindo vícios de linguagem praticados normalmente pelas pessoas, sem que elas conheçam o modo adequado de se falar.
"O certo é menos e não menas". Este é um exemplo das dezenas de faixas expostas em espaços públicos em Maringá. Segundo o autor do projeto, o objetivo "é contribuir com o desenvolvimento cultural da cidade".
A professora Cristina Herold disse na entrevista que aprova a iniciativa do advogado, mas fez ressalvas. Segundo ela, é importante que as pessoas conheçam a língua culta, mas não se deve discriminar o uso da linguagem casual, a forma mais simples de se comunicar e que faz parte do nível cultural de cada pessoa. "A linguística hoje defende a variação de linguagens e afirma que não há o certo ou o errado, mas maneiras diferentes de se comunicar", afirmou a professora.
A entrevista vai ser exibida somente no mês de novembro, quando estreia na TV Educativa o programa "Gente.com", com Mira Graçano.