Estudar piano em uma escola era um sonho para o jovem Matheus Vieira, 17 anos, morador de uma vila rural no Município de Atalaia, que começa a se tornar realidade. Ele ontem esteve na Unicesumar para agradecer o reitor Wilson Matos pelo apoio dado para que frequente uma escola de música em Maringá. Foi ainda surpreendido, ao receber do reitor a oferta de uma bolsa de estudo para que faça a graduação em música na instituição a partir do ano que vem.
De origem humilde, o garoto, que descobriu a paixão pelo piano com mais de 15 anos, disse que ficou emocionado e vai lutar para se tornar um grande profissional.
Em uma audição realizada há um mês, o regente da Orquestra Filarmônica Unicesumar, Davi Oliveira, o considerou um grande talento e assumiu o compromisso de acompanhar o seu desenvolvimento musical. Na época, ele disse: "um talento como este, não pode ser desperdiçado".
Matheus começou a estudar teclado em casa sozinho há menos de dois anos e hoje já dá um show, fazendo inclusive os seus próprios arranjos.
O pai, Osni dos Santos, teve dificuldades para comprar o teclado, mesmo sendo usado, mas hoje reconhece que valeu a pena. Matheus chega a estudar música sete horas por dia em casa.
Com o apoio da Unicesumar, ele passou a frequentar a Escola de Música Victor Neves, em Maringá. O pianista e professor Vicente Henrique Neves disse que a escola tem a função de aperfeiçoar o seu talento, oferecendo a teoria musical e a prática.
Matheus visitou o reitor acompanhado pelo secretário de Esportes do Município, Márcio Rogério e seu assessor Edivaldo Alves. Eles informaram que o município está ajudando o menino com o transporte até Maringá e, em nome do prefeito da cidade, agradeceram o apoio da Unicesumar.
O encontro do garoto com os integrantes da Orquestra Filarmônica Unicesumar, para que ele fosse avaliado, foi intermediado pela produção do programa "Caminhos do Campo", da RPCTV-Maringá.