A UniCesumar, Instituição de ensino com 35 anos de história, acaba de lançar oficialmente o novo curso semipresencial de Fonoaudiologia. Já disponível para matrículas na página do curso, a primeira turma começará em fevereiro de 2026. Seguindo os moldes da nova modalidade de ensino do Ministério da Educação (MEC), a graduação em Fonoaudiologia prevê carga horária presencial, com aulas práticas nos laboratórios dos polos, além de atividades síncronas mediadas, ou seja, aulas online e ao vivo com professores.
Nos polos da UniCesumar que oferecem a graduação semipresencial em Fonoaudiologia, o curso está com 40% de desconto em todo o período e, após o pagamento da primeira mensalidade, o aluno só voltará a pagar em março de 2026.
Para Gustavo Pisano, gerente pedagógico da UniCesumar, a escolha do lançamento do curso foi estratégica, tanto no que diz respeito à ampliação do portfólio quanto à formação de novos profissionais para o mercado de trabalho da Fonoaudiologia, atualmente carente de mão de obra especializada.
“Sem sombra de dúvidas, o portfólio de cursos semipresenciais da UniCesumar é amplo e robusto, o que reafirma o compromisso da instituição com a efetivação de sua missão, que é promover educação de qualidade nas diferentes áreas do conhecimento. Essa expansão reflete a expertise dos profissionais envolvidos nos processos e nas operações pedagógicas, necessárias para a formação de profissionais capacitados, aptos para atuação ética e responsável, em conformidade com todas as diretrizes e recomendações do Ministério da Educação”, ressalta Pisano.
Mercado de trabalho
Com o diploma de Fonoaudiologia, o profissional pode atuar em clínicas, hospitais, escolas, creches, emissoras de TV e rádio, consultórios, empresas de saúde ocupacional, serviços de home care, como autônomo e até no setor judiciário, atuando como perito.
“O mercado de trabalho em Fonoaudiologia está em expansão e com alta demanda por profissionais especializados, principalmente em áreas hospitalares, clínicas e educacionais”, adiciona Pisano.
Média salarial
As médias salariais variam conforme a área de atuação:
“Com o aumento da preocupação com a saúde vocal, auditiva e cognitiva, o setor está em constante expansão, e a formação prática e humanizada da UniCesumar coloca você à frente nesse mercado”, conclui o gerente pedagógico.
Modalidade semipresencial: o que é?
O novo marco regulatório da educação superior, anunciado pelo Ministério da Educação em 19 de maio de 2025, por meio do Decreto nº 12.456/2025, estabeleceu novas diretrizes para o ensino no país e criou oficialmente a modalidade semipresencial. As instituições de ensino superior têm até dois anos para se adequar às novas regras, que buscam equilibrar a flexibilidade do ensino a distância com a vivência prática e presencial dos estudantes.
Na modalidade semipresencial, pelo menos 30% da carga horária do curso deve ser cumprida em atividades presenciais físicas, como estágios obrigatórios, práticas em laboratório e ações de extensão. Além disso, no mínimo 20% da carga horária precisa ser dedicada a atividades presenciais ou síncronas mediadas, que são aulas ao vivo pela internet, com interação em tempo real. Essas atividades podem ser realizadas na sede da instituição, em campi fora de sede ou em polos de educação a distância.