‘Qual a sua visão sobre Maringá?’ É a partir desta pergunta que a UniCesumar vai homenagear os 71 anos da cidade. A instituição instalou painéis gigantes em cinco pontos de grande circulação: Parque do Ingá, Mercadão Municipal, Shopping Catuaí e dois pontos da Expoingá 2018.
Os painéis medem 2 metros de altura e 10 metros de comprimento e serão pintadas pelos artistas plásticos e grafiteiros Nuno Miguel, Marcelo Goto, Frank Paris e Melina Ramos, Renê Meyring e Ricardo Sant’Ana.
As ilustrações devem retratar a visão deles sobre Maringá a partir de cinco temas: Cidade Verde, Cidade Canção, Pioneirismo, Aniversário de 71 anos e Pontos Turísticos Ícones de Maringá.
Os trabalhos começaram neste sábado e serão entregues na quarta-feira, dia 9, véspera do aniversário oficial de Maringá. Após a finalização, os painéis ficaram expostos nos locais até o dia 15 de maio e em seguida doados.
Conheça um pouco da história dos artistas escolhidos para homenagear Maringá:
Nuno Miguel ‘Skor’
Artista plástico angolano Nuno Miguel tem mais de 20 anos de carreira, já grafitou em Berlim e teve trabalhos expostos em quase toda a Europa. Também já morou na Suíça e está no Brasil desde 2010. Casado com uma maringaense, ele se diz apaixonado pela cidade.
Marcelo Goto
Natural de São Paulo, Marcelo Goto viveu mais de dez anos no Japão, onde, na adolescência, descobriu a paixão por desenhos, em especial as caricaturas. Desde 2013 o artista também faz retratos em grafite. Casado com uma maringaense, Goto mudou-se para a cidade para trabalhar em um shopping e fazer caricaturas ao vivo.
Frank Paris e Melina Ramos
Natural de Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná, Frank Paris, se mudou para Maringá em 2009 para cursar Letras na Universidade Estadual de Maringá. Um ano anos, Melina Ramos chegou à cidade oriunda de São José do Rio Preto. Eles se conheceram no início da faculdade e desde então realizam trabalhos juntos.
Frank Paris sempre desenhou, mas a paixão pelos desenhos em paredes e utilizando spray só teve início em 2017 e desde então, eles colorem Maringá com desenhos com a arte do grafite.
Renê Meyring
Renê Meyring começou a grafitar aos 17 anos pelas ruas de Maringá. O que era apenas um hobby, acabou virando a profissão após um curso em São Paulo. Atualmente, além de colorir as ruas, o artista participa de oficinas, ensinando a arte e as técnicas do grafite para os futuros profissionais.
Ricardo Sant'ana
Natural de São Paulo, Ricardo Sant’ana, já realizou diversos trabalhos de grafite por Maringá e região. Em 2017, ele participou da celebração dos 46 anos de fundação do Parque do Ingá e realizou, ao lado do artista Charles Face, um desenho no interior do parque.