Universidade abre as portas à comunidade em situação de vulnerabilidade social

Projeto “Primavera na Favela” realiza programação com atividades de saúde, nutrição, bem-estar, empregabilidade e alimentação para moradores de favela de Curitiba (PR)

 

A chegada da estação mais florescente do ano marca o momento ideal para semear as raízes de uma sociedade melhor. A terceira edição do projeto social “Primavera na Favela”, realizado na UniCesumar em Curitiba, já está marcada em nossos calendários. No próximo dia 21 de setembro, uma quinta-feira, das 8h às 16h, a universidade generosamente abre suas portas para acolher a comunidade em situação de vulnerabilidade social. Este convite é dirigido especialmente aos moradores das comunidades Rio Negro e Comunidade Dona Cida, ambos localizados nas proximidades da instituição de ensino superior, e que contarão com transporte gratuito até o local do evento.

Durante o período, haverá extensa programação que vai de coleta de sangue para exames de rotina, atendimento de nutrição, ação de higiene bucal com as crianças, oficina de elaboração de currículos de trabalho, a entrega de café da manhã e almoço e atividades de bem-estar, como alongamentos e recreação. As ações serão realizadas por alunos e professores da instituição dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Análise e desenvolvimento de sistemas, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia. 

O projeto, que iniciou durante a pandemia de Covid-19, em 2021, teve as mães e filhos como foco, pois eram os que apresentavam problemas mais latentes e necessidade de apoio no momento. As mulheres e crianças continuarão a receber atendimento, mas, neste ano, os refugiados – sobretudo venezuelanos – também terão atenção especial. Nos últimos anos, a comunidade abrigou uma grande quantidade de pessoas vindas do país vizinho.

“Infelizmente, a situação de vulnerabilidade assola a todos, independentemente de gênero, idade ou cultura. Os imigrantes, no entanto, estão enfrentando uma situação de total abandono de itens mínimos para a dignidade humana. Além disso, possuem a barreira da língua para conseguirem se comunicar”, diz a coordenadora do projeto, Suellen Cristina Chaves. Além disso, o projeto também visa plantar conhecimento para que a ajuda vá muito além da ação e, aos poucos, transforme toda a comunidade.

 

Serviço:

Primavera na Favela

Local: UniCesumar em Curitiba (Rua Itajubá, 673)

Data: 21 de setembro (quinta-feira)

Horário: das 8h às 16h

 

WhatsApp Image 2023-09-19 at 17.43.11

WhatsApp Image 2023-09-19 at 17.43.11 (2)

WhatsApp Image 2023-09-19 at 17.43.11 (3)

Últimas notícias

Categorias