Vice-reitor da Unicesumar recebe condecoração da Polícia Militar nesta sexta


O vice-reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Filho, será condecorado nesta sexta-feira à tarde, na sede do 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá, durante solenidade que homenageará vários membros da corporação. Matos Filho receberá a medalha Coronel Sarmento, considerada a mais alta honraria concedida pela Polícia Militar do Paraná a militares e civis que se destacam em suas áreas e contribuem com o trabalho da PMPR.  A solenidade está marcada para as 15 horas.

A medalha Coronel Sarmento é anualmente conferida pelo chefe do Poder Executivo do Estado a pessoas indicadas pelo Comando Geral da Polícia Militar e se destina a premiar aqueles que se destacam em favor de causa pública e também por atos de heroísmo no desempenho da função policial militar.

A condecoração entregue a Wilson Filho reconhece o seu empenho pessoal e da instituição no apoio aos serviços da Polícia Militar em Maringá, quer em projetos como avaliação das condições físicas dos militares, assistência médico-veterinária gratuita aos cães da corporação ou à criação da 2ª Esfaep (Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças) em Maringá, no ano de 2012, quando a Unicesumar  cedeu as suas instalações para o treinamento da turma, antes que a estrutura física da escola ficasse pronta.

Coronel Sarmento é o patrono da Polícia Militar do Paraná e considerado um símbolo de patriotismo. A homenagem prestada a sua memória tem por objetivo relembrar seus ensinamentos e manter vivo entre os policiais o exemplo por ele deixado na busca dos melhores serviços para a comunidade.
 
Coronel Sarmento

O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na Ìampanha do Contestado", em 1912, durante a qual foi ferido no olho. Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na "Revolução de 1924". Foi para a reserva em 1926, sendo chamado na ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. Sarmento faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono de todas as polícias do Brasil.

Últimas notícias

Categorias