Em solenidade nesta sexta-feira à tarde, na sede do 4º Batalhão da Polícia Militar, o vice-reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Filho, foi condecorado com a medalha Coronel Sarmento, a mais alta honraria da Polícia Militar do Paraná, concedida a militares e civis que se destacam em suas áreas e contribuem com o trabalho da corporação. A entrega ocorreu durante a solenidade de comemoração dos 159 anos da Polícia Militar no Paraná.
O vice-reitor disse: "eu me sinto honrado com esta homenagem, porque temos um histórico na família com a corporação militar do Paraná. Há mais de 60 anos, o meu avô foi morto em serviço e recebeu após a morte o título de capitão da Polícia Militar. Por isso, tenho muito respeito por esta instituição, que é uma das mais sérias e justas do Estado do Paraná. Estou feliz e prometo honrar esta medalha recebida".
Ainda na sequência, agradeceu a honraria, que teve proposição da tenente-coronel Audilene Rosa de Paula, chefe do 3º Comando Regional da Polícia Militar de Maringá. A comandante disse que é "inestimável" o apoio que Wilson Filho tem prestado à corporação da Polícia Militar em Maringá.
"Nós temos no Wilson Filho uma pessoa sempre à disposição para ajudar a corporação. Em todos os momentos que precisamos, ele nunca nos negou apoio. Um homem que ajuda no controle da segurança precisa ser reconhecido, e o que fazemos com a entrega desta medalha é materializar esse nosso agradecimento, tanto a ele como à instituição que representa, a Unicesumar, sempre com suas portas abertas para nos auxiliar", enfatizou a tenente-coronel.
O chefe da Casa Militar do Paraná, tenente-coronel Adilson Casitas, também esteve presente à solenidade. Ele explicou que o objetivo da condecoração é reconhecer aqueles que se esforçam e ajudam a Polícia Militar elevar o seu nível de eficiência, visando sempre proporcionar a mais efetiva segurança aos cidadãos paranaenses.
Na solenidade dos 159 anos da Polícia Militar foram homenageados também policiais militares do 4º Batalhão e Maringá que se destacam pela boa conduta e desempenho de suas tarefas.
Coronel Sarmento
O Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi reconhecido patrono da Polícia Militar do Paraná por ter dedicado sua vida à corporação e pela luta na "Campanha do Contestado", em 1912, durante a qual foi ferido no olho. Nasceu no dia 17 de maio de 1882 e ingressou na Polícia Militar em 1907. Participou de todas as operações revolucionárias travadas pela corporação entre 1912 e 1926, comandando a tropa paranaense na "Revolução de 1924". Foi para a reserva em 1926, sendo chamado na ativa em 1929 pelo período de um ano, sendo definitivamente reformado em 1930. Sarmento faleceu no dia 21 de Abril de 1934, dia de Tiradentes, patrono de todas as polícias.