Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
21/07/2009
CESUMAR é representado em conferências no exterior
Assessoria de Imprensa Unicesumar
 
CESUMAR é representado em conferências no exterior
Os professores Valdecir Bertoncello e Ludhiana Bertoncello apresentaram trabalhos em Orlando, nos Estados Unidos
  Notícia(s) Relacionada(s)
Os diretores de Pós-Graduação e de Pesquisado Cesumar, professores mestres Valdecir Bertoncello e Ludhiana Bertoncello, participaram respectivamente, entre os dias 10 a 13 de julho, do The 15th International Conference on Information Systems Analysis and Synthesis: ISAS 2009 e do 6º Simpósio Ibero-americano em Educação, Cibernética e Informática: SIECI, em Orlando, nos Estados Unidos.

O professor Valdecir Bertoncello apresentou o trabalho "Modeling a Framework for Educacional Software", de autoria sua juntamente com o professor doutor Flávio Bortolozzi, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão e a professora Aline Miotto, dos cursos de Sistemas Para Internet, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
 
Segundo Valdecir, o evento teve a representação de 46 diferentes países, destacando o Japão, Alemanha, Coréia do Sul, China e Canadá. Do Brasil, foram aceitos e publicados sete artigos, o que mostra a grande seletividade e exigência do evento.

Já no Simpósio em que a professora Ludhiana participou, houve maior representatividade do Brasil. Dos 615 trabalhos enviados, foram aprovados 184, dentre os quais 30 foram do Brasil.

Ludhiana apresentou um trabalho do grupo de estudos e pesquisa do núcleo de EAD do Cesumar, desenvolvido também pelo diretor Willian Matos Silva e pelas professoras Luciana Marinho e Viviane Marques Goi. O trabalho intitulado "Avaliação: ferramenta indispensável ao processo educacional na modalidade a distância" foi assistido por professores e representantes do México, Costa Rica, Argentina, Brasil e Espanha.

Entre os trabalhos assistidos, Ludhiana destaca uma experiência educativa relatada com o uso de Podcasts como recurso de aprendizagem no Ensino Superior presencial. "O uso de tecnologias na educação, principalmente das tecnologias móveis, já é uma realidade. Quem não usá-las, pode ficar para trás", complementa Ludhiana.