1ª Jornada de Medicina debate atuação médica no Brasil

Com a presença do médico Márcio Almeida, assessor da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, foi aberta ontem a 1ª Jornada de Medicina do Cesumar, que colocou como primeiro tema em pauta a seguinte reflexão: "De que médico a sociedade precisa?"

Segundo o palestrante, entre as práticas tradicionais e as novas tecnologias na medicina há hoje um conflito, e o debate na primeira semana acadêmica de medicina do Cesumar foi  importante para que o curso esteja em sintonia com uma discussão nacional.

Márcio Almeida disse que é fundamental pensar se a tradição e a tecnologia se somam ou caminham uma de cada lado e afirmou que existem atualmente movimentos pela mudança na educação médica do país, os quais solicitam uma prática mais relacional.

Para também discutir essa questão, esteve presente o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e professor da Universidade Positivo, César Alfredo Pusch Kubiak, que apresentou parâmetros entre o médico do passado e o médico do futuro. Segundo ele, este último prende-se tão somente aos recursos das novas tecnologias, esquecendo-se do contato humano com o paciente.

O médico Márcio Almeida apresentou ainda posições de entidades do setor, como o Movimento de Educação Médica que, segundo informou, defende a formação de médicos para atuar em todos os níveis de assistência à saúde.  Ele afirmou que hoje há falta de médicos em todas as regiões do Brasil e destacou que, por isso, o MEC está mais preocupado com a quantidade atualmente.

Outro profissional presente para expor o tema "Abordagem Clínica do paciente com doença genética", foi o presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, Marcial Francis Galera, doutor em pediatria e professor da Universidade Federal do Mato Grosso.

A abertura da Jornada Médica teve a presença do presidente do Cesumar, professor Cláudio Ferdinandi, de "anio Teixeira, representando o secretário de saúde do Município, da diretora do Centro de Ciências da Saúde do Cesumar, Solange Lopes e da coordenadora do curso, professora Nilce Ideriha Marzola. Estiveram representando o Centro Acadêmico de Medicina e o Departamento Científico,  Rafael de Castro e Fausto Júnior, respectivamente.

A jornada encerra-se nesta quarta-feira, quando serão expostos os temas: "Tecnologia para Diagnóstico de Doenças Oncológicas", pelo médico  Antônio Fiel Cruz Júnior, diretor da Maringá Medicina Nuclear, e "Contribuição da tecnologia na Neurocirurgia", pelo médico neurocirurgião Cármine Porcelli Salvarani.