Federação das Escolas Particulares se reúne na Unicesumar em Maringá

Esta foi a 6ª Assembleia Geral do Conselho de Representantes de 2016, realizada pela primeira vez em Maringá.

IMG_0163A Federação Interestadual das Escolas Particulares – FIEP, que em face a sua grande representação em quase todo o país utiliza o nome fantasia de  FENEP – Federação Nacional das Escolas Particulares, esteve reunida com sua diretoria em Maringá nesta sexta-feira (19) na Unicesumar. Participaram dirigentes de vários estados brasileiros, inclusive do presidente da instituição, Antônio Eugênio Cunha. “Estamos reunidos para tratar de assuntos que visam o bem comum da educação no país. Queremos traçar um discurso e posicionamento únicos”, ressaltou Cunha.

Na pauta, estiveram assuntos como: Notificações INEP Censo Escolar 2015; combate do aumento de PIS/Cofins; Solicitação do REFIS da crise para o setor educacional; escola sem partido, Novo Ensino Médio.  A Relatoria da Câmara de Educação Superior da FENEP também colocou em discussão alguns temas, como a pesquisa "A visão dos jovens brasileiros sobre os programas sociais do MEC - A Importância do FIES, Prouni e Pronatec”; estudo do Instituto Avon sobre a Violência na Mulher Universitária; Medida Provisória 741/2016 - que modifica a Lei 10.260/2001 que dispõe sobre o FIES e encaminhamentos para a extinção do Instituto de Supervisão e Avaliação do Ensino Superior (INSAES).

“A FENEP representa mais de 80% das instituições de ensino privado do país. Está presente em 18 estados e no Distrito Federal e é reconhecida por unir todas as associações de representação educacional existentes no país é uma ação que irá garantir o fortalecimento da classe empresarial da livre iniciativa”, completou o presidente.

A reunião abre os trabalhos do 19º Congresso de Educação e Cidadania que acontece no Teatro Marista a partir das 19 horas. A promoção é do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Paraná (Sinepe/NOPR). Estarão reunidos professores, gestores e técnicos que atuam em escolas de toda região.