UniCesumar oferece treinamento sobre liderança para comando da PM

Líderes do 4º Batalhão da Polícia Militar recebem coaching para aprimoramento do potencial de gestão de pessoas

Potencializar a liderança de oficiais do comando do 4º Batalhão de Polícia Militar de Maringá. Esse é o objetivo do “Treinamento de Lideranças” desenvolvido por alunos do quinto ano de Psicologia da UniCesumar, em parceria com a Consultoria de Psicologia Organizacional e do Trabalho (Oriente). O projeto teve início nesta terça-feira (14).

O projeto será realizado em cinco módulos, no formato de “coaching”. A técnica visa tirar o indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado em treinamentos e sessões com a função de estimular, apoiar e despertar potenciais pouco explorados, como, no caso, o perfil de liderança.

Para o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, essa iniciativa vai ajudar na gestão dos conflitos. “Sabemos que um curso de coaching é muito interessante porque os conflitos que os policiais militares vivem são constantes. Ser confrontados por pessoas que estão fora da lei e ter que tomar atitudes que podem ter um risco é algo corriqueiro”, destacou.

O projeto surgiu em meio ao processo de estágio obrigatório realizado pelos alunos de Psicologia no 4º Batalhão. De acordo com a aluna Luciana Melo Luize, o treinamento trará um olhar aprimorado nas funções do comando. “Identificamos no estágio uma oportunidade de um treinamento todo voltado para o desenvolvimento de liderança”, destacou.

Para o Major Ademir da Fonseca Junior, fazer a gestão do efetivo composto por centenas de policiais exige uma preocupação com as relações interpessoais e a dinâmica de gestão do ser humano. “Se esse trabalho de gestão é feito com qualidade, isso reflete na vida do policial militar que trabalha na ponta e, em decorrência disso, da comunidade que é atendida”, destaca. Para ele, a proximidade com o ambiente acadêmico auxilia em todos os aspectos da atuação profissional. “O curso de psicologia aprimora bastante, não apenas nos aspectos clínicos, mas também de gestão, a nossa prática. É uma oxigenação do Batalhão”, enfatizou.

Os líderes do 4º Batalhão participarão dos cursos uma vez por semana, divididos em dois grupos, e receberão todo o apoio da UniCesumar Empresarial e da Consultoria de Psicologia Organizacional e do Trabalho (Oriente).