Com 26 anos de experiência em magistério superior, o professor Edmundo Pozes veio de Blumenau para assumir a coordenação dos cursos de pós-graduação da EAD-Cesumar (Educação a Distância). Pós-doutor em Marketing Internacional pela Pacific Southern University, de Los Angeles, Edmundo Pozes foi fundador da UNIBES, Instituição de Ensino Superior, onde permaneceu na direção geral e posteriormente foi diretor de pós-graduação e extensão por sete anos. Avaliador do MEC, autor de seis livros nas áreas de administração, economia e educação, ele também exerceu atividades no Sebrae, em Brasília, gerenciando verbas expressivas aplicadas em projetos na área da educação no Brasil. Como novo profissional contratado para integrar-se à Comunidade do Conhecimento, Pozes falou em entrevista especial sobre sua visão do Cesumar e a política de trabalho que deverá seguir.
Como avaliador do MEC há 12 anos, como o senhor observa a estrutura do Cesumar?
Em 1999, vim a Maringá como Presidente da Comissão de Avaliação de uma outra instituição e me recordo ter passado em frente do Cesumar. Comparando a estrutura física daquela época com a de hoje, fico admirado com a capacidade empresarial do professor Wilson Matos (reitor) e mais ainda com a seriedade nos processos educativos.
Como o senhor vê o comprometimento que o reitor tem com a educação?
Fiquei impressionado com a sua história de vida, empreendedor, visionário, voltado para a educação com qualidade e cobrador de metas. Ele tem bem claro a missão do Cesumar e para onde pretende ir. Com minha experiência como avaliador do Ministério da Educação, afirmo que ele é um dos poucos reitores de Instituição de Ensino Superior particular com ações tão sérias na condução do processo educativo.
O Cesumar toma algumas medidas diferencias na educação. Como o senhor avalia?
Achei fantástica a presença de dois fiscais nas salas de aulas quando as provas dos cursos de graduação são aplicadas. Da preocupação da coordenação de curso para que o professor esteja presente com material de ponta e realmente ministre aulas interessantes. A direção do Cesumar quer resultados positivos com eficiência e eficácia.
O senhor escolheu trabalhar aqui por qual motivo?
O reitor conseguiu envolver todos os colaboradores na sua seriedade e isso faz a instituição melhor. Tenho a impressão que ele está preparando o Cesumar para grandes saltos. Isso faz o diferencial, enquanto as outras se encontram em diversas dificuldades. Eu coloco o Cesumar em nível, para muito em breve, disputar posições com as melhores universidades federais, PUC e FGV.
Quais são as novas propostas que o Senhor traz para a instituição?
Estou no Cesumar há apenas dois meses, sinto que posso colaborar em muitas áreas. Atualmente trabalho sob a direção do professor Willian, no EAD, leciono no curso de administração e colaboro com o professor. Freud no Cesumar Empresarial. Quero contribuir no crescimento da pós-graduação e em atividades empresariais.
A EAD pretende implantar mais cursos de pós-graduação?
Os 12 novos cursos de pós-graduação da EAD serão lançados em 2010. Estamos aguardando a definição final do diretor da EAD para divulgar os modus operantis e a nominata dos cursos. A Direção da EAD definiu a quantidade de cursos e discutiu muito com os colaboradores para a viabilização dos trabalhos. Foi um trabalho de equipe.
Como o Senhor observa a Educação a Distância no Brasil?
O MEC está cobrando seriedade nos cursos a distância. A expansão foi inevitável e algumas instituições não preparadas ainda estão no mercado, mas somente as Instituições de Ensino Superior que forem sérias e oferecerem cursos com qualidade, preço justo e excelente tecnologia permanecerão no mercado. O crescimento do mercado é inevitável.
Como é a estrutura dos cursos de pós-graduação da EAD-Cesumar?
A nossa estrutura é uma das melhores que conheci no Brasil. Além do ingrediente de seriedade, a tecnologia empregada é a melhor. Outro fato positivo é a equipe da EAD. Temos um líder, metas e comprometimento de todos. Não vejo ninguém se desviando dos objetivos. O time está afinado.