Minhocão II: evento explica casos clínicos usando temática de escape room

Projeto é uma realização dos cursos da área de saúde da Unicesumar, com foco em esclarecer doenças às áreas de exatas e humanas

Com o objetivo de integrar e facilitar a compreensão de doenças, os alunos dos cursos da área de saúde da Unicesumar estão organizando o Minhocão II. Esta é a segunda edição do projeto, que ocorrerá no dia 20 de agosto e é direcionado a alunos da Instituição das áreas de exatas e humanas, com o objetivo de explicar ocorrências clínicas de forma lúdica.

Casos como epilepsia, bipolaridade, osteoporose e paralisia cerebral serão demonstrados no Minhocão por meio de escape rooms (salas de fuga, em português), uma atividade em conjunto na qual os participantes desvendam mistérios e resolvem enigmas seguindo uma série de pistas. No total, os alunos poderão escolher entre 12 casos clínicos, que estarão dispostos nas salas de fuga na quadra do bloco HV2, da Unicesumar.

De acordo com a professora e organizadora do evento, Claudia Pinheiro, as salas serão contextualizadas de acordo com uma temática, que irão do cômico ao terror. “Assim, o aprendizado será em um ambiente lúdico”, disse ela, revelando que os grupos serão classificados de acordo com o desempenho na atividade. “Os participantes que resolverem todos os mistérios e enigmas antes dos 30 minutos serão classificados em um ranking, no qual a equipe vencedora ganhará uma serie de brindes”, explicou.

Para mais informações sobre os horários de cada sala e os critérios para participar, basta acessar o site oficial do evento. No dia, o aluno precisará trazer o código de confirmação.

PROJETO REFERÊNCIA

A primeira edição do Minhocão, que tinha como tema a compreensão da mente do portador de Alzheimer, foi reconhecida no Desafio Diário de Inovações, da revista Porvir. A publicação, que é dedicada a inovações na área educacional, reuniu 18 iniciativas de todo o Brasil e classificou o Minhocão como um dos três projetos finalistas na categoria ensino superior.

Minhocão II – UniCesumar

Data: 20 de agosto

Local: Quadra do HV2 (campus da UniCesumar)

Horário: das 9h às 22h (os horários variam de acordo com a programação de cada sala, segundo o site oficial)