Informação e entrega de donativos: UniCesumar realiza ação social em cooperativas de reciclagem de Maringá

Com o apoio do Instituto Martinelli, Instituição entregou 90 cestas básicas, além de máscaras de tecido e acetato; professores contribuíram com informações de interesse público aos trabalhos das cooperativas

Durante a pandemia de coronavírus, ações que unam profissionais e instituições de diferentes frentes em prol de auxiliar a população são cada vez mais necessárias. Por isso, nesta sexta-feira (5), a UniCesumar, por meio do departamento de Responsabilidade Social, realizou uma ação destinada aos trabalhadores das cooperativas de reciclados de Maringá. A data coincide com uma pauta importante para os trabalhadores das cooperativas: o Dia do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho.

Além de entregar 90 cestas básicas, em parceria com o Instituto Martinelli, e máscaras de acetato e tecido, a Instituição reuniu professores dos cursos de Enfermagem e Serviço Social, que contribuíram levando informações aos trabalhadores.

De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da UniCesumar, Francieli Muller Prado, esta não é a primeira vez que a UniCesumar realiza ações nas cooperativas de reciclados. “A UniCesumar já desenvolve um trabalho com as cooperativas de recicláveis desde 2019 de atendimento de saúde. Nós entendemos que as cooperativas de reciclados são locais de extremo potencial de contaminações, de vulnerabilidade.”

Segundo Francieli, essas iniciativas são ainda mais elementares durante a crise causada pela pandemia de coronavírus. “A cooperativa teve uma queda de faturamento e isso impacta diretamente no fator econômico das pessoas que dependem desse trabalho. Então, em um momento como esse, levar insumos e orientação a esse espaço é o nosso papel como instituição de ensino socialmente responsável”, ressaltou.

A parceria com o Instituto Martinelli tornou a ação mais robusta, por meio das 90 cestas básicas que foram concedidas. Segundo Elisangela Venturini, responsável pela direção do Instituto Martinelli, a união de instituições forma uma rede capaz de desenvolver um trabalho genuinamente solidário. “Cada uma dessas instituições oferece o que tem de melhor, seja acolhendo uma família afetada, ou mobilizando recursos e suprimentos para uma causa, seja engajando voluntários ou até mesmo oferecendo apoio logístico e físico, etc. um trabalho complementa o outro e as coisas vão acontecendo de maneira sinérgica e organizada, com resultados rápidos e visíveis”, explicou.

INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

Além da entrega de cestas básicas e máscaras, a ação também teve a presença de professores dos cursos de Enfermagem e Serviço Social, que levaram informações de interesse público aos trabalhadores das cooperativas.

Maria Cristina Cunha, coordenadora do curso de Serviço Social da UniCesumar, explica que o objetivo da participação dos professores foi orientar os trabalhadores a respeito de benefícios socioassistenciais dos governos federal, estadual e municipal. “Nós sabemos que esse é um momento de grande vulnerabilidade social e o acesso a esses direitos tem se mostrado com muitas dificuldades por falta de esclarecimento”, enfatizou, explicando que atendimento ocorreu por meio da de distribuição de cartilhas e pequenas palestras. “Falamos sobre o perfil de quem está apto e qual a forma de acessar esses benefícios.”

Já os docentes do curso de Enfermagem contribuíram com informações sobre a prevenção contra a Covid-19. “A ideia foi levar esse conteúdo com linguagem e metodologia clara, de forma prática e aplicável a realidade daqueles trabalhadores. Atividades como esta mostram o compromisso de instituições e profissionais envolvidos e comprometidos com a comunidade, principalmente nas populações mais vulneráveis e carentes de informações e atenção”, declarou a coordenadora do curso, Juliana Dalcin Donini e Silva.