Clínica odontológica na UniCesumar Londrina vai atender à comunidade

No primeiro momento, ela será destinada às orientações sobre higiene bucal; em breve será possível atender casos simples e até cirurgias complexas.

Uma clínica odontológica com 36 cadeiras para atendimento da comunidade, com todo o material necessário para atender adultos e crianças, será inaugurada na manhã desta sexta-feira (17/09), às 9h, na UniCesumar Londrina. Nos próximos dias, a clínica estará liberada para orientações sobre saúde bucal junto à comunidade. Devido aos protocolos em relação da Covid-19, a cerimônia de inauguração estará restrita às autoridades convidadas.

O evento contará com a presença do prefeito Marcelo Belinati, secretário de saúde Carlos Felippe Marcondes Machado, o presidente da Câmara Jairo Tamura, além de autoridades militares, empresariais e da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas.  Eles serão recepcionados pelo reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva.

“A UniCesumar sempre prezou pela construção de espaços físicos modernos e arrojados para oferecer a melhor qualidade de ensino para os alunos. Da mesma forma, nos preocupamos com o trabalho de extensão, ofertando para a comunidade equipamentos de última geração para o atendimento de milhares de pessoas”, comenta o reitor.

O entusiasmo também é dividido por Carlos Henrique Gorges Vici, diretor da unidade. “A clínica contará com alta tecnologia em equipamentos para atender com qualidade a população.  É mais um curso gerando frutos para a comunidade, desde orientações sobre saúde bucal até cirurgias de alta complexidade”.

No início, a clínica vai se dedicar às ações da graduação.   “Conforme a abertura dos cursos de pós, estaremos também dando apoio. Começamos com pequenas ações que vão fomentando para chegarmos a complexidade e maximização dos atendimentos”, acrescenta o diretor.

No momento, a clínica vai se concentrar nas orientações de higiene bucal. No próximo ano, quando o curso entrar na fase de estágios, os atendimentos serão alinhados com Secretaria de Saúde da cidade.  Há a possibilidade de novas parcerias para atender moradores de outros municípios.

Segundo a professora Alessandra de Lima, em breve a clínica odontológica poderá atender casos simples (como restaurações) ou até mais complexos que envolve cirurgias: “O importante é que além da alta complexidade intelectual e funcional, temos   gente que gosta de gente. E é isso que me encanta, ver os olhos brilharem, o sorriso demonstrado em palavras de carinho, o cuidado que ali será realizado. A odontologia vai muito além de uma boca, ela é capaz de transformar vidas. A humanização no atendimento será peça chave em nossa atividade educativa. E tudo começa com a orientação da higiene bucal”.

Criada para o curso de Odontologia, a clínica já participa de atividades educativas e preventivas   junto à ONG Clube Das Mães Unidas de Londrina. Trata-se de um projeto de extensão que tem o objetivo de trabalhar com as crianças e adolescentes no contra turno escolar.