Alunos da UniCesumar promovem blitz pela “Paz no Trânsito”

Folder ensina como motoristas e pedestres devem se comportar em situações cotidianas no trânsito

Nesta segunda-feira (20/09), das 9h às 12h, os acadêmicos do 6º período  de Direito da UniCesumar Ponta Grossa estarão promovendo a “Paz no Transito”.  A ação será no centro da cidade, na Avenida Vicente Machado, em frente ao Parque Ambiental e contará com a participação de professores.

A blitz será em conjunto com o Pelotão de Trânsito do 1ºBPM. Serão realizadas orientações e distribuição de folders. A atividade faz parte das AEPs  (Atividades de Estudo Programadas) desenvolvidas por estudantes dos cursos de graduação  da UniCesumar.

No folder há orientações de comportamento em situações cotidianas no trânsito. Ele ensina como pedir ajuda, a respirar fundo em situações de acidente e  noções de respeito e civilidade.  Também aconselha a fotografar os danos e placas de veículos envolvidos em acidentes sem vítimas.

O grupo de acadêmicos que criou a ação é formado por policiais, muitos já conhecedores dos problemas no trânsito. Curiosamente, devido a uma parceria que possibilita bolsas de estudo, cerca de 80% dos acadêmicos do 6º período de Direito são policiais da Policia Federal, Guarda Municipal e da Polícia Militar.

O policial militar Leandro Marcondes Teixeira, um dos membros da blitz, conta que o grupo elaborou propostas, atividades e palestras em escolas para  auxiliar na promoção da “Cultura da Paz”.  “Levar informações aos motoristas e pedestres é o primeiro passo para falarmos sobre o comportamento no trânsito. Desde os pequenos conflitos até mesmo em acidentes”, comenta.

Ele conta que a proposta foi desafiadora. “São situações que observamos com frequência em nosso trabalho. E muitas vezes são por conta de coisas pequenas que acidentes acontecem”.

O projeto ganhou contornos interdisciplinares. O curso de Psicologia colaborou com as informações sobre o comportamento humano no trânsito e os alunos de publicidade na elaboração gráfica do folder.