Alunos da UniCesumar confeccionam peças para entidades assistenciais

Ação envolveu alunos de Administração, Processos Gerenciais e de Moda; foram criadas camisetas, bolsas ecobags, pijamas, gorros e até fronhas personalizadas

Promover a cidadania e a proteção social. Essa foi a motivação que levou os alunos do 4º semestre de Administração, Processos Gerenciais a criarem peças de confecção para repassar às entidades assistenciais de Maringá. O trabalho foi feito em parceria com a Consultoria Júnior do curso de Moda (Conmoda).

A 3ª edição multidisciplinar da “Ação pela Cidadania” agitou os estudantes. Durante o semestre, os  alunos formaram grupos de até 5 integrantes. Cada grupo “adotou”  uma  entidade afim de desenvolver um produto de confecção de acordo com as necessidades de cada instituição.

Uma vez identificado o produto, esse foi posteriormente confeccionado aos cuidados da Consultoria Júnior de Moda. Foram criadas camisetas, bolsas ecobags, pijamas, gorros e até fronhas personalizadas. Alguns produtos foram doados e outros adquiridos pelas entidades.

A ação dos estudantes faz parte da AEP (Atividade de Estudos Programados). “A maior beleza desses trabalhos, além de cumprir os desafios profissionais da AEP,  é a integração de  cursos tão diferentes para resolver um problema da comunidade”, comentou a pró-reitora Executiva de Educação Presencial, Andrea Borim.

Durante a apresentação, na segunda-feira (22/11), cada equipe contou com um banner mostrando um resumo do trabalho realizado. “As entidades gostaram muito. Esperamos que isso também ocorra no ano que vem para fazer um rodízio entre elas”, disse Odete Aparecida da Silva, gerente de apoio às entidades da Secretaria de Assistência Social. “Os alunos não mediram esforços.  A palavra certa é gratidão”.

O professor de Administração e de Processos Gerenciais,  Reginaldo Aparecido Carneiro, lembra que o trabalho é relacionado com as disciplinas do semestre. “Envolve pesquisa de mercado, público alvo e logística, por exemplo. Não é algo simples. Exige muito estudo para se chegar ao produto final”.

“O aluno de Moda começa o curso pensando no glamour e fica surpreso ao saber que há muitas vertentes do Design Social”,  explica a professora de Moda Ana Paula Furlan. “Nós temos como colocar o ensinamento em prática, botando a mão na massa. É gratificante ter essa parceria com Administração e Processos Gerenciais”.

João Victor da Costa, aluno de Administração, conta que o grupo trabalhou com o Instituto São Rafael. “Eles tem um trabalho ligado à sustentabilidade. Daí descobrimos a necessidade de criar ecobags para os funcionários”.

Giovana Rodrigues de Oliveira, também da mesma equipe, gostou da experiência em colocar o conteúdo da sala de aula em pratica. “É tudo bem diferente. Uma experiência incrível poder trabalhar junto com as entidades”.

Outro aluno de Administração, Ademir Soares Junior, fez parte do grupo que trabalhou com o Instituto Ísis Bruder, entidade focada em atividades para crianças e adolescentes. “Produzimos camisetas para os jovens  que dançam break. Eles precisavam desse uniforme. Ficamos felizes com o resultado”.